1. Trave mestra, sem hífen, ou trave-mestra, com hífen? O que mudou, e se mudou, depois do Acordo Ortográfico? E o que dizer sobre o ver “ociar”? Outras perguntas esclarecidas na presente atualização do consultório do Ciberdúvidas*:
-
«Qual a função sintática desempenhada pelo pronome relativo "que" na frase “O mesmo sol que abre os céus» [Mensagem, Fernando Pessoa]»?
-
«Ele adquire conhecimentos que o torna capaz de...» ou «ele adquire conhecimentos que o tornam capaz de...»?
-
Sobre a 1.ª pessoa do plural do imperativo do verbo permitir-se e à volta do esquema rimático do soneto esquema Ser Poeta, de Florbela Espanca.
-
Finalmente: «Na frase “De cócoras, em linha, os calceteiros, com lentidão, terrosos e grosseiros...”, qual é a função sintática de “com lentidão''»?
* Recordamos o que foi anunciado anteriormente: dados os constrangimentos no seu funcionamento regular, o Ciberdúvidas passou a assegurar as suas atualizações temáticas apenas uma vez por semana, à segunda-feira. Sempre que a atualidade ou a importância do assunto o justificar, não deixaremos de o noticiar, com o devido registo nos Destaques.
Cf.: Fernando Pessoa: 10 das melhores frases do génio + Banda desenhada francesa recria últimos dias de vida de Fernando Pessoa
2. Na rubrica O Nosso Idioma deixamos disponíveis os cinco pressupostos para se escrever uma (boa) carta de apresentação, num texto da linguista Sandra Duarte Tavares, dado à estampa na revista Visão (edição digital) do dia 22 de setembro de 2017. E, do arquivo do Ciberdúvidas, respigamos alguns temas consonantes com o fluxo informativo destes dias:
-
A propósito das eleições na Alemanha, cf. a herança de germanismos no léxico português.
-
Quanto ao referendo na Catalunha, cf. As diferenças e semelhanças entre o português e o catalão.