1. O que é um «núcleo social de pessoas unidas por laços afetivos, que geralmente compartilham o mesmo espaço e mantêm entre si uma relação solidária»? É uma família, de acordo com o novo verbete que o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa vai incluir na sua próxima edição. É o que se pode ver neste vídeo que mostra como as mudanças desta organização social estão a ter impacto também nos registos dicionarísticos. Fica também disponível na rubrica O Nosso Idioma.
4. Como usar os latinismos? Uma resposta do consultório revela que, além da forma portuguesa currículo, ainda se emprega o latim curriculum, com o plural curricula, mas sem o preciosismo de declinar o vocábulo em todos os casos. E que dizer de bunker, no sentido de «abrigo para proteção em situação de guerra»? Não tem origem alemã? Já foi adaptado ao português? Finalmente, como se escreve e conjuga o verbo enxaguar?
3. A respeito do Acordo Ortográfico, continua a ser notícia a polémica gerada pelas declarações que o presidente da República português, Marcelo Rebelo de Sousa, fez no decurso da sua viagem oficial a Moçambique – entretanto reconsideradas posteriormente pelo próprio como, afinal, «um não tema». Na rubrica Acordo Ortográfico ficam disponíveis, aqui, sete novos textos que, sobre o tema, pró e contra, se publicaram nos últimos dias na comunicação social portuguesa: "Secretário executivo da CPLP diz que não há volta atrás no acordo" (9/05/2016); "Governo angolano diz que há progressos em torno do Acordo Ortográfico" (9/05/2016); "A primeira grande gafe diplomática de Marcelo" (10/05/2016); "Acordo ortográfico. Países africanos atacam Marcelo e não querem reabrir processo" (10/05/2016); "Por que não devemos revogar o Acordo Ortográfico" (10/05/2016); "A irreversibilidade da aplicação do AO90 em Portugal" (11/05/2016); "Marcelo: Acordo Ortográfico «é um não tema»" (11/05/2016).
4. Termina neste dia a XI Reunião Ordinária do Conselho Científico do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP), desde o dia 9 p. p. a decorrer na cidade da Praia, Cabo Verde. Prevê-se que deste encontro decorram decisões importantes para o desenvolvimento dos vocabulários ortográficos nacionais sobre os quais assenta o Vocabulário Ortográfico Comum da Língua Portuguesa (também conhecido pela sigla VOC).
5. Quanto aos programas produzidos pelo Ciberdúvidas para a rádio pública portuguesa:
– O Língua de Todos de sexta-feira, 13 de maio (às 13h15*, na RDP África; com repetição no sábado, 14 de maio, depois do noticiário das 9h00*), conversa com o escritor Ungulani Ba Ka Khosa, secretário-geral da Associação de Escritores Moçambicanos, no contexto do 5 de maio, Dia da Língua Portuguesa e da Cultura da CPLP, data que foi comemorada na sede da CPLP.
– Esta sessão reuniu em Lisboa escritores e especialistas, de João Melo, de Angola, a Nataniel Ngomane, de Moçambique e presidente do Fundo Bibliográfico da Língua Portuguesa; de António Horta Branco, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, a Marisa Mendonça, diretora executiva do IILP, com sede em Cabo Verde. O Páginas de Português de domingo, 15 de maio (Antena 2, às 12h30*, com repetição no sábado seguinte às 15h30*), entrevistou o professor António Horta Branco, acerca do significado destas comemorações.
* Hora de Portugal continental.