Todas as palavras iniciadas pelo W são de origem estrangeira ou, quase sempre, de entrada recente no Português. Casos de <B<WAD (mineral de magnésio), wagneriano, walkman, washingtoniano,wellingtoniano, western, whisky (já com a variante aportuguesada de UÍSQUE), workshop, etc. Ou em substantivos formados de nomes estrangeiros como darwinismo/darwinista. O W também é utilizado no vocabulário geográfico de origem estrangeira, como Wellington ou Washington. Passa-se o mesmo com as palavras começadas e/ou com o K, como, por exemplo, Kuwait. Cf. letra W.
... e não "alcoolémia", tal como dizemos LEUCEMIA e não "leucémia".
Dif. de PORQUE [Por que - sempre no sentido de a razão pela qual ("por que meio atinjo um fim?"); porque - nas restantes situações].
...e não "o personagem". Cf. A personagem ou o personagem? + Personagem: masculino ou feminino?
...e não "organigrama". Cf. BARBARISMOS.
Segundo a norma ortográfica de 1945, ss palavras compostas com este prefixo levam hífen, quando o segundo elemento começa por vogal, h, r ou s: [infra-som, infra-estrutura; infravermelhos]. Com a entrada em vigordo Acordo Ortográfico de 1990, e segundo a Base XVI, o prefixo infra- (e todos os prefixos ou elementos prefixais com o mesmo contexto ortográfico, isto é, terminados na letra a-) passaram aglutinar-se sempre com o elemento seguinte, sem hífen, excepto se este começar por a (ex.: infra-assinado) ou h (ex.: infra-humano). No caso de o elemento seguinte começar por r ou s, essas consoantes devem ser dobradas (ex.: infrarrenal, infrassom). Cf. Os elementos de composição nano- , micro-, macro-, infra- + HíFEN.
Forma aportuguesada: GUETO. Pode ter significação pejorativa: "ghetto homossexual", "ghetto intelectual".
- Algumas particularidades da flexão dos verbos compostos aconselham a consulta regular do "Dicionário de Verbos Portugueses Conjugados". Cf. Respostas Anteriores 1 e 2
...e não "banca-rota".
E não Azeri (embora o Dicionário Houaiss já ateste o barbarismo, preferindo azerbaidjano). Cf. GENTÍLICOS.
Prefixo sujeito ao emprego do hífen, quando o segundo elemento começa por h ou pela vogal o. Cf. HÍFEN. [auto-hipnose, auto-observação].
...e não "açoreano". Cf. GENTÍLICOS. [Outras palavras com o i normalmente trocado pelo e: ameixial, artífice, cabo-verdiano, camoniano, definido, lampião, oficina, suficiente.]
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações