Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Rubrica (e não "rúbrica")

Qual a diferença na escrita entre estas palavras: rubrica (assinatura) e rubrica (espaço televisivo sobre um qualquer assunto).

Maria Morais Professora Aveiro, Portugal 13K

Em qualquer das situações, a palavra rubrica escreve-se assim, ou seja, sem acento no u, pois penso que a sua dúvida é essa.

Portanto, rubrica quer dizer «assinatura abreviada» e «assinatura em cifra» ou «indicação dos movimentos e gestos escrita nos papéis dos atores»; e significa ainda «almagre com que os carpinteiros e serradores marcam as linhas na madeira»; «título impresso a vermelho nos antigos livros religiosos»; «firma»; «chancela»; «título»; «indicação»; e «assunto».

Assim, será o contexto a determinar o significado da palavra, e não uma «diferença na escrita».

Em qualquer das duas aceções, pronuncia-se sempre com a acentuação tónica na penúltima sílaba, /rubrica/.

 

[Fonte: Dicionário da Língua Portuguesa 2008, da Porto Editora]

Carlos Marinheiro
Tema: Uso e norma Classe de Palavras: substantivo
Áreas Linguísticas: Fonética; Léxico Campos Linguísticos: Pronúncia; Atestação/Significado de palavras