«A personagem» ou «o personagem»? - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
«A personagem» ou «o personagem»?

Personagem é mesmo sempre feminino?

 

Elsa Matos Portugal 23K

A nossa língua tem cerca de 410 palavras terminadas em -agem. São quase todas femininas, como por exemplo embalagem, garagem, selagem, ferragem, moldagem, roupagem, viagem etc. Que me lembre, apenas é masculino o vocábulo almargem, «pastagem, prado».

Selvagem, quer empregue como substantivo quer como adjectivo, é masculino ou feminino, conforme aplicado ao homem ou à mulher.

Personagem, sempre substantivo, é, também, masculino ou feminino. No entanto, emprega-se mais no feminino. Dizemos, comummente, que Fulano de Tal é uma das personagens de determinado filme ou peça de teatro.

O empregar-se como masculino deve-se, julgo, a dois factores:

a) Influência do francês «le personage».

b) Tendência para distinguirmos entre masculino e feminino.

É preferível empregá-lo no feminino.

José Neves Henriques

N.E.– Napoleão Mendes de Almeida, no seu excelente Dicionário de Questões Vernáculas (Livraria Ciência e Tecnologia Editora, São Paulo, Brasil) opõe-se deste modo ao emprego de «o personagem», no masculino: «É um francesismo. Acaso, referindo-se a Pedro, pode o leitor dizer "esse pessoa"? Se Pedro é "uma pessoa", ele é também "uma personagem". Personagem não é comum de dois; tem gênero fixo, feminino: essa personagem, uma personagem, as personagens. Personagem muda (e não mudo) é expressão técnica, consagrada, para indicar a personagem que entra nas peças teatrais só para figurar.»

José Neves Henriques