Leucemia e não "leucémia" - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Leucemia e não "leucémia"

Glicemia ou glicémia?
Acromegália ou acromegalia?
Leucémia ou leucemia?
Triglicéridos ou triglicerídeos?
Sobre enzimas: como acentuar?
Ex: transaminase ou transamínase?
Peptidase ou peptídase?
Oxidase ou oxídase?

Manuel Ruas Portugal 8K

Acromegalia, leucemiapeptidase e transaminase não têm acentos. Quanto às outras duas palavras, são aceitas as duas formas, segundo a norma que se utilize. Oxídase aparece com acento no Dicionário da Porto Editora enquanto no dicionário Aurélio Buarque de Holanda a palavra vem sem o acento. Da mesma forma, triglicéridos aparece em dicionários portugueses e triglicerídeos em brasileiros.

 

Nos dois casos, o importante é não confundir. Caso utilize triglicéridos e oxídase, deverá manter a harmonia com o português continental europeu – também utilizado em África. Se a opção for por triglicerídeos e oxidase, deverá harmonizar a grafia do conjunto do texto segundo as formas brasileiras.

Amílcar Caffé
Classe de Palavras: substantivo
Áreas Linguísticas: Fonética; Ortografia/Pontuação Campos Linguísticos: Pronúncia; Dicionários