Faleceu em Lisboa, em 5 de setembro de 2023, a linguista portuguesa Maria Teresa Brocardo, professora catedrática do Departamento de Linguística da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Nova de Lisboa (UNL) e investigadora do Centro de Linguística da UNL (CLUNL) – Grupo Gramática & Texto.
Teresa Brocardo publicou numerosos trabalhos nas áreas da história da língua portuguesa e linguística histórica, entre os quais se contam os livros Estudos sobre o verbo em português (Ideia, 2016; coordenação com Alvanira Barros) e Tópicos de História da Língua Portuguesa (Colibri, 2014). Preocupada com as fontes para a história do português, devem-se ao seu trabalho como filóloga duas edições de importantes textos medievais, acompanhadas de estudos linguísticos: Crónica do Conde D. Pedro de Meneses de Gomes Eanes de Zurara. Edição e estudo (Fundação Calouste Gulbenkian, 1997) e Livro de Linhagens do Conde D. Pedro. Edição do fragmento manuscrito da Biblioteca da Ajuda (século XIV), (Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 2006).
Também se distinguiu na gestão da FCSH, tendo sido presidente do Conselho Pedagógico (2002-2005) e coordenadora do Departamento de Linguística. Atualmente, era vice-presidente do Conselho Científico e subdiretora para a Gestão Curricular e Estudantes da NOVA FCSH.
Ler também a Nota de Pesar da NOVA FCSH, pelo falecimento desta docente e investigadora.