Maria Antónia Coutinho - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Maria Antónia Coutinho
Maria Antónia Coutinho
1K

Maria Antónia Coutinho (1956) é professora auxiliar de Linguística na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas de Lisboa. Colaborou nos projectos PROTEXTOS como consultora e no DISTEX como investigadora. É membro do grupo LAF e colabora no grupo de pesquisa ALTER-GET, desde 2008. É autora de Texto(s) e competência textual (2003) e conta com diversos artigos publicados, dos quais se destacam: Géneros de texto e contexto escolar (2005), A deixis fictiva na prosa poética (2008) e Las etiquetas como género de texto – un abordaje comparativo (2009).

 
Textos publicados pela autora

1. Constitui tema de fundo da entrevista de Vasco Graça Moura o ensino do Português, associado aos problemas que colocam programas e manuais. Não pretendo aqui pronunciar-me sobre essa questão que considero exigir reflexão cuidada e envolvimento de competências diversificadas (ao contrário do que parece pensar o "poeta e político" Vasco Graça Moura, que entregaria apenas a "professores de literatura" a tarefa...