Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Variedades linguísticas
Rodrigo Borges Técnico informático Caldas da Rainha, Portugal 11K

Qual a origem da expressão «Atão era pastor»?

Tereza Amaral-Rogers Tradutora Derby, Reino Unido 20K

Qual é o termo correcto para Portugal e qual é o termo correcto para o Brasil? Sujidade ou sujeira?

Obrigada.

Ely Roberto Sanches Advogado Presidente, Brasil 16K

Qual é a forma correta de escrita: «solicito de Vossa Senhoria se digne informar...», ou «solicito de Vossa Senhoria se digne de informar...»?

Francisco Agarez Tradutor Lisboa, Portugal 8K
Deve dizer-se «dar-se ao cuidado», ou «dar-se o cuidado»?
Cláudia Maia Revisora Belo Horizonte, Brasil 13K

Qual a regência do nome complementar na seguinte construção: «Esse relatório é complementar ao (ou do) PCA»?

Carla Rocha Professora São Brás de Alportel, Portugal 12K

Em primeiro lugar, quero dar os parabéns ao Ciberdúvidas, pelo trabalho fantástico que tem desenvolvido.

Há uns dias fui questionada por um aluno sobre o porquê de se chamar prego a um bife de vaca dentro do pão. Boa pergunta, pensei eu! Será que alguém me sabe responder a esta questão?

Alonso Meleiro Administrativo Lisboa, Portugal 6K

Qual é o sentido das palavras "quimista" e "cromo", na seguinte frase: «Fulano é um quimista com ar de cromo.»

Muito obrigado.

Cabaço Carlos Alberto Ribeiro Aposentado Castelo Branco, Portugal 5K

Passando por Vila Nova de Foz Côa, num restaurante cujo nome é o referido, fui informado de que a palavra existia em dicionários de lingua portuguesa e que se tratava de um substantivo masculino. Consultei várias obras e não encontrei.

Será que existe?

Marisa Ferreira Hoberg Professora Dusseldórfia, Alemanha 4K

Gostaria de saber: «comer como um abade» é uma expressão comparativa, uma locução ou uma expressão idiomática?

Muito obrigada!

Ari Dias Turrer Engenheiro Belo Horizonte, Brasil 12K

A antiga expressão «tesoureiro Brás» é usada no Brasil em contextos de doações e/ou despesas em que há malversação do dinheiro, como bem ilustra o fragmento de texto abaixo (samba de Beth Carvalho):

«Se o "Brás é tesoureiro", a gente acerta no final/Se Deus é brasileiro, a vida é um grande carnaval.»

É claro que o "otimismo" desses versos se aplica a muitos campos da vida nacional, notadamente a projetos megalômanos de governantes, em época eleitoral.

O custo do estímulo à não obediência às leis — no que o tolerante «tesoureiro Brás» pode virar um grande inimigo de nossas futuras gerações.

Qual seria a origem do dito? Obrigado.