Qual a origem da expressão «Atão era pastor»?
Qual é o termo correcto para Portugal e qual é o termo correcto para o Brasil? Sujidade ou sujeira?
Obrigada.
Qual é a forma correta de escrita: «solicito de Vossa Senhoria se digne informar...», ou «solicito de Vossa Senhoria se digne de informar...»?
Qual a regência do nome complementar na seguinte construção: «Esse relatório é complementar ao (ou do) PCA»?
Em primeiro lugar, quero dar os parabéns ao Ciberdúvidas, pelo trabalho fantástico que tem desenvolvido.
Há uns dias fui questionada por um aluno sobre o porquê de se chamar prego a um bife de vaca dentro do pão. Boa pergunta, pensei eu! Será que alguém me sabe responder a esta questão?
Qual é o sentido das palavras "quimista" e "cromo", na seguinte frase: «Fulano é um quimista com ar de cromo.»
Muito obrigado.
Passando por Vila Nova de Foz Côa, num restaurante cujo nome é o referido, fui informado de que a palavra existia em dicionários de lingua portuguesa e que se tratava de um substantivo masculino. Consultei várias obras e não encontrei.
Será que existe?
Gostaria de saber: «comer como um abade» é uma expressão comparativa, uma locução ou uma expressão idiomática?
Muito obrigada!
A antiga expressão «tesoureiro Brás» é usada no Brasil em contextos de doações e/ou despesas em que há malversação do dinheiro, como bem ilustra o fragmento de texto abaixo (samba de Beth Carvalho):
«Se o "Brás é tesoureiro", a gente acerta no final/Se Deus é brasileiro, a vida é um grande carnaval.»
É claro que o "otimismo" desses versos se aplica a muitos campos da vida nacional, notadamente a projetos megalômanos de governantes, em época eleitoral.
O custo do estímulo à não obediência às leis — no que o tolerante «tesoureiro Brás» pode virar um grande inimigo de nossas futuras gerações.
Qual seria a origem do dito? Obrigado.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações