Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Variedades linguísticas
Isabel Fonseca Administrativa Lisboa, Portugal 15K

Gostava de saber o significado da expressão «passar pelas brasas».

Cris Borba Professora Santa, Brasil 10K

Qual a definição da palavra arcabouço?

Fabien Costa Estudante Braga, Portugal 14K

O que é uma sostra?

Ana Braga Professora Braga, Portugal 6K

«Sempre comi ervilhas de greiro estufadas com carne.»

Deve-se usar greiro, ou grão?

Obrigada.

Betina Astride Santos Professora Montemor-o-Novo, Portugal 6K

Nesta zona do Alentejo, fala-se muito da pesca do peixe a que chamam «chichito», e os alunos utilizam-na na escrita. Como não encontro a dita palavra em dicionários, pergunto se se escreve «chichito» ou «xixito»? Por intuição, parece que será com «ch»; ouço dizer que é com «ch», mas na verdade não sei. Como se escreve?

Obrigada pela atenção.

Ângelo Ralha Comerciante Guimarães, Portugal 15K

Eu gostava de saber como é que os que os habitantes mais a sul designam os frutos da nespereira, outrora muito abundante no meu concelho e que deu origem ao nome de uma freguesia, Nespereira. Trata-se de um fruto comestível, de cor acastanhada e que só se come quando está muito maduro e mole. Penso que nós aqui no Norte, ao fazer a diferença entre este fruto e os magnórios, é que estamos certos.

Aguardo a vossa resposta.

Indi Gonçalves Estudante de Comunicação Rio de Janeiro, Portugal 8K

Tenho reparado que as diferenças ortográficas e de pronúncia entre o português do Brasil e de Portugal são muitas; um caso me chamou atenção: eletricidade e seus afins, no Brasil, são escritos sem o c (eletri...) e em Portugal não. É isso mesmo? E como se pronuncia em Portugal? Existem outras diferenças assim?

Obrigada.

Regina Rojo Professora de Espanhol São Paulo, Brasil 26K

"Boleto bancário" ou "bloqueto"? Qual usar?

Pedro Faria Reformado Amadora, Portugal 13K

Li em José Saramago (As Pequenas Memórias, Caminho, 2006, página 127) a palavra barrã com o significado que eu conhecia para marrã, ou seja, «porca», «animal, fêmea do porco». Como não encontrei barrã, em cinco dicionários que consultei, venho perguntar se barrã também existe ou se resultará de uma gralha. Desejo notar, também, que não encontrei o significado de marrã para a porca que está na fase de amamentar leitões, aquele que Saramago me parece ter recordado.

Grato pela atenção.

Isidro Parreira Funcionário público Barreiro, Portugal 13K

Qual a diferença entre português e português europeu?