«Comer como um abade»
Gostaria de saber: «comer como um abade» é uma expressão comparativa, uma locução ou uma expressão idiomática?
Muito obrigada!
A expressão «tesoureiro Brás»
A antiga expressão «tesoureiro Brás» é usada no Brasil em contextos de doações e/ou despesas em que há malversação do dinheiro, como bem ilustra o fragmento de texto abaixo (samba de Beth Carvalho):
«Se o "Brás é tesoureiro", a gente acerta no final/Se Deus é brasileiro, a vida é um grande carnaval.»
É claro que o "otimismo" desses versos se aplica a muitos campos da vida nacional, notadamente a projetos megalômanos de governantes, em época eleitoral.
O custo do estímulo à não obediência às leis — no que o tolerante «tesoureiro Brás» pode virar um grande inimigo de nossas futuras gerações.
Qual seria a origem do dito? Obrigado.
«Passar pelas brasas»
Gostava de saber o significado da expressão «passar pelas brasas».
Arcabouço
Qual a definição da palavra arcabouço?
Significado de sostra
O que é uma sostra?
A palavra greiro
«Sempre comi ervilhas de greiro estufadas com carne.»
Deve-se usar greiro, ou grão?
Obrigada.
Chichito
Nesta zona do Alentejo, fala-se muito da pesca do peixe a que chamam «chichito», e os alunos utilizam-na na escrita. Como não encontro a dita palavra em dicionários, pergunto se se escreve «chichito» ou «xixito»? Por intuição, parece que será com «ch»; ouço dizer que é com «ch», mas na verdade não sei. Como se escreve?
Obrigada pela atenção.
Os frutos da nespereira
Eu gostava de saber como é que os que os habitantes mais a sul designam os frutos da nespereira, outrora muito abundante no meu concelho e que deu origem ao nome de uma freguesia, Nespereira. Trata-se de um fruto comestível, de cor acastanhada e que só se come quando está muito maduro e mole. Penso que nós aqui no Norte, ao fazer a diferença entre este fruto e os magnórios, é que estamos certos.
Aguardo a vossa resposta.
Eletricidadade vs. electricidade
Tenho reparado que as diferenças ortográficas e de pronúncia entre o português do Brasil e de Portugal são muitas; um caso me chamou atenção: eletricidade e seus afins, no Brasil, são escritos sem o c (eletri...) e em Portugal não. É isso mesmo? E como se pronuncia em Portugal? Existem outras diferenças assim?
Obrigada.
Boleto e "bloqueto"
"Boleto bancário" ou "bloqueto"? Qual usar?