DÚVIDAS

O significado de "rabusana" (Beira, Portugal)

Em tempos, perguntei-vos o significado da palavra rabozano.

Ao ler, Terras do Demo, de Aquilino Ribeiro, a pp. 164, edição do Círculo de Leitores, deparo com uma palavra semelhante, quanto mais não seja em relação à pronúncia: rabusana. Gostaria de saber o seu significado.

Eis o contexto em que a palavra é empregada:

«O Zé da Claudina, que voltava da vila de buscar o Sr. Inácio Mioma, arremetendo pela tasca dentro, de sapatos e pau argolado, pedia também uma peixota [refere-se a bacalhau], das medianas. E o Rola, então, afoitou-se antes que o outro escolhesse:

— Ora… um dia não são dias. Pese lá esta rabusana!»

Muito obrigado.

Resposta

Só encontro registado rabosano, com o medial. O significado é «de baixa condição social, rude, grosseiro». Quanto ao étimo, é raboso (o mesmo que rabilongo), regionalismo transmontano, que vem de rabo.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa