«Creme de pasteleiro»
Gosto muito do "visual" do novo sítio.Gostaria de saber se o termo culinário «creme pasteleiro» deverá ser «creme de pasteleiro». Vi em vários livros de cozinha, mas aparece das duas formas. Muito obrigada.
Os termos átono e clítico
Qual a diferença entre átonos e clíticos?
O significado de cisplatina
A palavra Cisplatina designa a região da antiga Banda Oriental do Uruguai. Isso é História e Geografia.
Mas a origem etimológica, a formação dessa palavra, qual é?
Já procurei me informar em vários dicionários, mas não a encontrei.
Poderiam, por favor, me ajudar nessa questão?
Obrigado.
O significado de sageza
O termo sageza estará correcto? Quer dizer «sagacidade»?
A formação de documentário
As reportagens televisivas são muitas vezes denominadas documentários. Este termo vem de documento ou do verbo comentar? E vindo de comentar seria correcto "decomentário"?
Maiúsculas e minúsculas com pontos cardeais e nomes de postos e cargos
Na frase: «Estas áreas do norte da Ilha, mais pobres e com dificuldades...», a palavra norte deve ficar em maiúscula?
E o que dizer dos termos:«cónego Jerónimo Dias Leite» Ou «Cónego...»? «capitão Gonçalves Zarco» ou «Capitão Gonçalves Zarco»?
Veterotestamentário
Gostaria que me informassem do significado de veterotestamentário.
Fico antecipadamente reconhecida pela atenção.
Origem da expressão «letras garrafais»
Qual a origem da expressão «letras garrafais»?
«Enviar cheque sobre banco»
Gostaria de saber qual das expressões está correcta e porquê: «Enviamos o cheque n.º x sobre o banco y» ou «enviamos o cheque n.º x sob o banco y»?
Muito obrigada!
Sotaque carioca
Trabalho há 18 anos em colégio como assessora e dou aulas para nove turmas com faixa etária entre 6 e 15 anos.
Em roda de colegas, conversando sobre sotaques, afirmei que cientificamente o sotaque mais semelhante à norma culta (língua portuguesa) é o do carioca. Fui advertida e desafiada.
Gostaria de uma explicação científica e argumentada. Será que estou certa? Agradeço a atenção antecipadamente.