A pronúncia da palavra Egipto em Portugal - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
A pronúncia da palavra Egipto em Portugal

Ao pronunciarmos a palavra Egipto, é correcto pronunciarmos a letra p? Pois quando falamos da nacionalidade egípcia, a letra p é vocalizada.

Carla Lisboa Consultora Lisboa, Portugal 1K

A pronúncia correcta, tanto em Portugal como no Brasil, para o topónimo Egipto/Egito é [iʒito], portanto, a consoante p é muda.

Contudo, a pronúncia do adjectivo egípcio, bem como de outros derivados (egiptólogo, egiptologia, etc.) e até do elemento de composição egipto- (o antepositivo de compostos como egipto-árabe) já contempla o som do grafema p.

É de referir que este fenómeno acontece com outras palavras, como é o caso de nocturno/noctívago ([noturnu]/[noktivagu]), ou de concepção/conceptual ([conceção]/[conceptual]). Este último contraste, porém, não existe no Brasil, onde o p de concepção é pronunciado.

 

N.E. – Sobre o que mudou na grafia  de Egipto, depois do Acordo Ortográfico de 1990, vejam- se as respostas

Sara Leite
Tema: Uso e norma Classe de Palavras: substantivo