Minúscula inicial nas designações das fases da Lua - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Minúscula inicial nas designações das fases da Lua

Gostaria que me esclarecessem se as fases da Lua devem ser escritas com maiúsculas iniciais, em especial as compostas pela palavra lua, uma vez que esta, sim, deve ser grafada com maiúscula quando se refere ao satélite natural da Terra.

Obrigada desde já pela ajuda.

Paula Cruz Professora Porto, Portugal 6K

Sim, tem razão relativamente ao satélite da Terra, mas a expressão lua cheia, por exemplo, deve ser grafada com iniciais minúsculas; e também lua nova.

Neste caso, a inicial maiúscula utiliza-se apenas quando se trata do «planeta que gira em torno da Terra». Assim, todas as fases da Lua (lua cheia, lua nova, quarto crescente e quarto minguante) se escrevem com iniciais minúsculas, tal como está nos dicionários.

Por exemplo, o Dicionário da Língua Portuguesa 2008, da Porto Editora, regista lua cheia e diz que é «fase da Lua em que a Terra se encontra entre o Sol e a Lua e esta nos mostra a face iluminada; plenilúnio»; acolhe lua nova, considerando que se trata de «fase da Lua em que esta se encontra entre o Sol e a Terra, com a face não iluminada voltada para a Terra; novilúnio»; regista quarto crescente, dizendo que é «fase da Lua nos sete dias que precedem a Lua cheia»; e acolhe quarto minguante, definindo-o como «fase da Lua nos sete dias seguintes à Lua cheia».

Provavelmente devido a gralha, o dicionário usa a maiúscula (Lua cheia) nas definições de quarto crescente e quarto minguante, ao contrário do que aparece na entrada lua cheia.

Carlos Marinheiro
Tema: Uso e norma Classe de Palavras: substantivo
Áreas Linguísticas: Léxico; Ortografia/Pontuação