Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Línguas de especialidade
Beatriz Cocco Intérprete Rio de Janeiro, Brasil 4K

Gostaria de saber como escrever correctamente: «sensor de infravermelho», «sensor infravermelho», ou «sensor a infravermelho»?

Muito grata.

Luís Vieira Médico Lisboa, Portugal 4K

Após ler esta pergunta/resposta, fiquei com a seguinte dúvida: a grafia correcta é «doença de Quervain», ou «doença de De Quervain»? Esta última foi a que aprendi na faculdade (FCML) e justificar-se-ia pelo facto de o cirurgião suíço que primeiramente a descreveu ser conhecido nos meios científicos da época por De Quervain, e não por Quervain.

Estarei correcto?

Obrigado.

João Branco Tradutor Joanesburgo, África do Sul 8K

Qual é a tradução para português da palavra cantilever num contexto de plataforma de perfuração de poços de petróleo offshore?

Daniela Monteiro Estudante Coimbra, Portugal 8K

Tenho uma dúvida no que respeita às delimitações do léxico!

Na palavra lexical computador, qual é o lexema e o semema da palavra?

Desde já obrigado.

Maria João Gomes Formadora Leiria, Portugal 7K

Encontro-me neste momento a leccionar um módulo de Tecnologias de Arquivo e surgiu-me uma dúvida:

Em português, a ciência relativa a esta matéria chama-se arquivística, ou arquivologia? Têm significados diferentes?

Obrigada.

Miguel Cruz Médico Aveiro, Portugal 3K

Tenho uma dúvida quanto à forma correcta da expressão para nomear esta forma de tendinite do punho: correctamente, escreve-se «De Quervain», ou «Du Quervain»? Ou ambas estão correctas?

Obrigado.

Tiago Viana Bancário Almada, Portugal 11K

Encontro-me a preparar o conteúdo de um regulamento para o condomínio do meu prédio e gostava de saber se a utilização dos nomes condómino, condomínio, administração e assembleia de condóminos deve ser efectuada com utilização de letra maiúscula.

Muito obrigado.

Olivier Stockman Tradutor Bruxelas, Bélgica 6K

O que se entende por «domínio urbano municipal»?

Florbela Catarina Malaquias Jornalista Luanda, Angola 24K

Termo («termo de entrega») e auto («auto de avaliação»).

Seus significados, diferenças e semelhanças.

João Abel Pais Professor Porto Santo, Portugal 12K

De acordo com a TLEBS revista, um polissílabo é uma palavra com 4 ou mais sílabas, apesar de diversos peritos afirmarem que os dissílabos são já polissílabos. Uma palavra, por exemplo, com 4 sílabas pode designar-se tetrassílabo, ou só pode chamar-se polissílabo?

Um dissílabo também pode designar-se bissílabo?

Um polissílabo é ainda uma palavra polissilábica? E pode dizer-se ainda uma polissílaba?