Sensor de (raios) infravermelhos
Gostaria de saber como escrever correctamente: «sensor de infravermelho», «sensor infravermelho», ou «sensor a infravermelho»?
Muito grata.
Novamente a «doença de Quervain»
Após ler esta pergunta/resposta, fiquei com a seguinte dúvida: a grafia correcta é «doença de Quervain», ou «doença de De Quervain»? Esta última foi a que aprendi na faculdade (FCML) e justificar-se-ia pelo facto de o cirurgião suíço que primeiramente a descreveu ser conhecido nos meios científicos da época por De Quervain, e não por Quervain.
Estarei correcto?
Obrigado.
Cantiléver
Qual é a tradução para português da palavra cantilever num contexto de plataforma de perfuração de poços de petróleo offshore?
O lexema e o semema da palavra computador
Tenho uma dúvida no que respeita às delimitações do léxico!
Na palavra lexical computador, qual é o lexema e o semema da palavra?
Desde já obrigado.
Arquivologia e arquivística
Encontro-me neste momento a leccionar um módulo de Tecnologias de Arquivo e surgiu-me uma dúvida:
Em português, a ciência relativa a esta matéria chama-se arquivística, ou arquivologia? Têm significados diferentes?
Obrigada.
«Doença de Quervain»
Tenho uma dúvida quanto à forma correcta da expressão para nomear esta forma de tendinite do punho: correctamente, escreve-se «De Quervain», ou «Du Quervain»? Ou ambas estão correctas?
Obrigado.
Condómino, condomínio, administração e «assembleia de condóminos»
Encontro-me a preparar o conteúdo de um regulamento para o condomínio do meu prédio e gostava de saber se a utilização dos nomes condómino, condomínio, administração e assembleia de condóminos deve ser efectuada com utilização de letra maiúscula.
Muito obrigado.
O significado de «domínio urbano municipal»
O que se entende por «domínio urbano municipal»?
O significado de termo e de auto (na área jurídica)
Termo («termo de entrega») e auto («auto de avaliação»).
Seus significados, diferenças e semelhanças.
Sobre polissílabos
De acordo com a TLEBS revista, um polissílabo é uma palavra com 4 ou mais sílabas, apesar de diversos peritos afirmarem que os dissílabos são já polissílabos. Uma palavra, por exemplo, com 4 sílabas pode designar-se tetrassílabo, ou só pode chamar-se polissílabo?
Um dissílabo também pode designar-se bissílabo?
Um polissílabo é ainda uma palavra polissilábica? E pode dizer-se ainda uma polissílaba?