Procurei num dicionário (um bocadinho antigo) o significado da palavra “genograma” e não consegui encontrar. Pela construção da palavra parece-me ter alguma coisa a ver com "mapa da família, ou das relações familiares". Será a mesma coisa que árvore genealógica. Gostaria que me ajudassem com esta questão se possível. Obrigada.
Recebi o resultado de umas análises clínicas, em que me colocavam os "Transaminases SGPT" elevados. O que poderá significar isso? Obrigado pela atenção.
Sou estudante de Letras e apesar de os ter estudado no semestre passado, confesso que fiquei com muitas dúvidas a respeito destes temas.
Gostaria de pedir um esclarecimento da vossa parte.
Obrigada.
(First of all, I am sorry I can´t speak portugues. Hope that's OK)
Does Portuguese have topicalized sentences, or any other kind of dislocated structures, as so many other romanic languages do? (structures of the kind "to the girl the boy sent flowers").
I am told it does not.
Thank you so much in advance,
Encontrando-me, actualmente, a escrever a minha tese de doutoramento no âmbito da Medicina Veterinária, surgiu-me uma dúvida relativamente à escrita de números. Estes devem ser sempre escritos por extenso ou apenas em alguns casos?
Aguardando a vossa resposta, agradeço antecipadamente e subscrevo-me atenciosamente.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações