Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Línguas de especialidade
Mónica Bastos Portugal 3K

Procurei num dicionário (um bocadinho antigo) o significado da palavra “genograma” e não consegui encontrar. Pela construção da palavra parece-me ter alguma coisa a ver com "mapa da família, ou das relações familiares". Será a mesma coisa que árvore genealógica. Gostaria que me ajudassem com esta questão se possível. Obrigada.

António Romano França 8K

Recebi o resultado de umas análises clínicas, em que me colocavam os "Transaminases SGPT" elevados. O que poderá significar isso? Obrigado pela atenção.

Claudete Souza Portugal 28K

Sou estudante de Letras e apesar de os ter estudado no semestre passado, confesso que fiquei com muitas dúvidas a respeito destes temas.
Gostaria de pedir um esclarecimento da vossa parte.
Obrigada.

Lola Oria-Merino University of Abertay Dundee, ReinoUnido 4K

(First of all, I am sorry I can´t speak portugues. Hope that's OK)

Does Portuguese have topicalized sentences, or any other kind of dislocated structures, as so many other romanic languages do? (structures of the kind "to the girl the boy sent flowers").

I am told it does not.

Thank you so much in advance,

Margarida Alves Doutoranda em Medicina Veterinária Portugal 22K

Encontrando-me, actualmente, a escrever a minha tese de doutoramento no âmbito da Medicina Veterinária, surgiu-me uma dúvida relativamente à escrita de números. Estes devem ser sempre escritos por extenso ou apenas em alguns casos?

Aguardando a vossa resposta, agradeço antecipadamente e subscrevo-me atenciosamente.