Aparentemente, pode parecer uma redundância. Mas repare-se que o enunciado que nos apresenta — «... o Brasil se torna tão perfeito quanto já o é no mundo da Imagem Verdadeira» — se refere a dois universos distintos: o real e o da imagem. O real: «O Brasil torna-se tão perfeito quanto» e o da imagem: «já o é na Imagem Verdadeira». Portanto, o Brasil da Imagem Verdadeira é perfeito, enquanto o país Brasil se torna perfeito [o que significa que a perfeição não era/foi inerente ao país, mas que tem sido fruto de um processo de transformação], procurando corresponder à imagem da Imagem Verdadeira.
Ora, embora a frase refira o universo da imagem como o da «Imagem Verdadeira», do que se depreende que seja uma imagem que registe ou represente a verdade, não podemos deixar de assinalar que não passa de uma imagem, uma representação, algo que não se confunde nem se identifica com a realidade. A imagem é sempre uma imagem, é uma outra realidade: a do universo da fotografia, da filmagem, da pintura, da arte. A imagem é fruto da sensibilidade e do profissionalismo do seu autor, que foca e regista somente aquilo que o atrai (pela positiva ou pela negativa).
Assim, nesta frase, o autor põe intencionalmente em confronto/comparação duas realidades — a do país/espaço físico Brasil (real) e a da imagem criada a partir desse espaço físico (Brasil) —, evidenciando a marca de perfeição que a Imagem Verdadeira tem passado do país, mas sobretudo a valorização do esforço/empenho na construção de um Brasil perfeito, que em nada contraste como o da representação que dele se fez.
Por isso, a frase está construída de modo a enfatizar o grau comparativo de igualdade, veiculando a ideia de que o mundo real do Brasil está a (ou vai) atingir o grau de perfeição (da Imagem Verdadeira). Jogando com as palavras (mais propriamente com as estruturas associadas aos verbos «torna-se» e «já o é») e incidindo sobre o adjetivo valorativo «perfeito», o autor cria habilmente a ideia de redundância, instalando ambiguidades entre a realidade e a imagem, o que é (o país real) e o que aparece (a imagem).