Sei que Alcácer (do Sal) vem do árabe, mas gostaria de saber exatamente o que significava na sua origem.
Gostaria de saber a origem do sobrenome Dantas.
Qual o significado da palavra mantra?
Queria saber se nevoeiro pertence à família de palavras de neve.
Obrigada.
Da mesma forma que existe o verbo anualizar, é possível utilizar o verbo "semanalizar"?
É possível utilizar a palavra "semanalização" para descrever uma análise de dados com base periódica semanal?
A palavra "infotoshopeável" pode ser considerada um neologismo? A partir do substantivo para o adjetivo?
Gostaria de saber as raízes etimológicas da palavra erro.
Necessito saber a origem etimológica da palavra opinião. Poderão ajudar-me?
Como classificar as palavras abaixo e acima quanto ao processo de formação? Podemos considerar abaixo e acima como palavras simples? Derivadas não me parece! No entanto, temos as expressões «a cima», «por cima», «a baixo», «por baixo»... precedidas de preposição. Terá havido evolução das palavras?
Gostaria de saber a origem etimológica da palavra gomo e verificar se ela provém do termo latino glomus, a fim de poder traduzir alguns termos latinos utilizados na terminologia de anatomia internacional para a língua portuguesa.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações