Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Etimologia
Filipa Carvalho Documentalista Lisboa, Portugal 5K

Gostaria de saber se a palavra exibicional existe, uma vez que não encontrei a sua entrada em nenhum dos dicionários on-line onde procurei, incluindo o vosso. Provavelmente a sua origem não é latina, nem grega... Pergunto se será de origem inglesa, derivada da palavra exhibit?

Por favor satisfaçam-me esta dúvida.

Francisco Pimenta Músico Lisboa, Portugal (Vila Real) 31K

Gostaria de saber, se possível, qual a origem da palavra sirigaita.

Márcia Cristina da Rosa Carneiro Professora Rio de Janeiro, Brasil 13K

Sabendo que o adjetivo pátrio pode significar «referente à ou da pátria» e «referente ao ou do pai», gostaria de esclarecer minha dúvida: há relação etimológica entre as palavras pátria e pai? Faz sentido utilizar a palavra pátria na acepção de pai (genitor)? Não possuo um dicionário etimológico e fico um pouco receosa a respeito das informações encontradas na Internet.

Beatriz Felizardo Estudante Lisboa, Portugal 8K

Alguém me sabe dizer quais as palavras do português caracterizáveis como divergentes (ou formadas a partir de divergentes) das seguintes palavras?

- Dor

- Cor

- Véu

Marina Fidalgo Professora Porto, Portugal 4K

Numa estação de TV por cabo tem passado nos últimos tempos uma promoção à nova temporada de determinada série em que o locutor informa que a personagem «alvoraçou» a prisão. Ora, nunca tinha ouvido o verbo alvoraçar , mas apenas alvoroçar, que provém de alvoroço.

Parece-me que está errado, mas o Portal da Língua Portuguesa indica a conjugação do verbo alvoraçar. Gostaria então que me informassem se esta forma verbal está correcta e afinal de que substantivo provém...

Alexandre Mendes Estudante Faro, Portugal 9K

A palavra pluriculturalidade existe?

Se sim, qual o seu significado?

Isabel Cristina Dias de Freitas Pedagoga Contagem, Brasil 26K

Quero saber como se escreve short (bermuda curta) em português e por favor indiquem a fonte.

Vítor Ernesto Krabbe Professor Teutónia, Brasil 5K

A palavra impedimento possui prefixo?

Luís Castanheira Pinto Formador/consultor Lisboa, Portugal 4K

Deve usar-se "expatriação" ou "expatriamento"? Por exemplo, falando do «processo de...».

Sérgio Pereira Bento Professor Santiago do Cacém, Portugal 8K

Os dicionários (pelo menos alguns) e a conversação vulgar acolhem a palavra eutanásia.
À semelhança de tantas outras palavras com etimologia grega e sufixo tónico "ia" (por exemplo, «dislexia», «glicemia», «leucemia», «neurastenia», «patologia», «parestesia», «radioterapia», «epilepsia», «alcoolemia», «anoxia», «plegia», «paraplegia», «anemia», «ataxia», «ataraxia», etc.), não deveria ser uma palavra grave, «eutanasia»?