1. A distinção entre modificação e derivação desaparece na TLEBS revista/Dicionário Terminológico. E, de facto, o termo derivação aparece sem verbete.
2. A distinção entre modificação e derivação está inequivocamente fundamentada no seio dos estudos morfológicos.
No «Relatório da Revisão da Terminologia Linguística para os Ensinos Básico e Secundário» (Janeiro 2008) lê-se o seguinte:
« (...) procedeu-se a uma redução significativa dos termos utilizados. A lista proposta, que reduz em cerca de 40% a lista original, foi elaborada em função dos seguintes princípios:
a) Eliminação de termos redundantes ou repetidos nas várias áreas.
Exemplo: os termos palavra e nome apareciam repetidos em diferentes áreas.
b) Eliminação de termos cuja explicitação pode não ser relevante nos ensinos básico e secundário.
Exemplo: subtipos de compostos morfológicos, alguns termos da fonética articulatória e acústica, o termo determinante nulo.
c) Eliminação de termos inadequados, por má escolha terminológica ou por não corresponderem a um observável linguístico óbvio.
Exemplo: os termos frase fonológica ou nome concreto vs. nome abstracto.
d) Eliminação de subclasses que poderiam conduzir a tentativas de compartimentação excessiva do material linguístico a analisar ou a classificações redutoras de unidades linguísticas.
Exemplo: subtipos de concordância.
e) Eliminação de termos que não correspondem a unidades terminológicas, mas a conceitos.
Exemplo: as entradas da semântica frásica correspondentes a valores.
Em alguns casos, foram feitas propostas de alteração, substituições de termos ou aditamentos. Estas alterações são propostas em quatro contextos:
a) Casos em que, por lapso, não eram incluídos termos, quebrando a coerência interna.
Exemplo: era incluída a função sintáctica de predicativo do complemento directo, mas não os verbos transitivos predicativos.
b) Casos em que a estrutura interna da TLEBS não é respeitada.
Exemplo: na sintaxe, separava-se sistematicamente forma de função, excepto nos complementos preposicionais e adverbiais.
c) Casos em que o termo não é adequado.
Exemplo: a área da semântica lexical é, na verdade, um domínio de lexicologia.
d) Casos em que a experiência pedagógica revelou que a tradição no uso de um termo constituía um factor de dificuldade face à adopção de um termo sinónimo.
Exemplo: o termo oração na tipologia de frases complexas.»
Não há referência, como exemplo, à supressão do termo/conceito modificação. Das diferentes justificações apresentadas, supõe-se que a última possa explicar a fusão da modificação com a derivação.