Sobre os novos manuais e o Dicionário Terminológico (Portugal) - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Sobre os novos manuais e o Dicionário Terminológico (Portugal)

Em primeiro lugar, gostaria de vos agradecer por este site, que eu consulto várias vezes, corrijo, muitas vezes ao dia e que constitui um dos principais recursos no planeamento das minhas aulas e nas dúvidas que me vão surgindo no dia-a-dia. Assim, gostaria de vos questionar sobre os novos manuais e sobre o Dicionário Terminológico (DT) [a aplicar em Portugal]. Quando é que o Dicionário Terminológico estará contemplado nos manuais? E a partir de que ano de escolaridade?

Muito obrigada!

Mónica Gama Professora Leiria, Portugal 6K

O reconhecimento do nosso trabalho é sempre um estímulo. Agradecemos as suas palavras.

O Dicionário Terminológico não tem, ao contrário do que aconteceu com a TLEBS, data de implantação. O elenco de termos entra em vigor através dos novos programas. Se confrontar os programas do ensino básico e os dos secundário, constatará que não só os termos mas até a organização das áreas de estudo estão em consonância com o DT. Portanto, a "nova" terminologia está/deverá estar patente nos manuais que foram/forem elaborados após a entrada em vigor dos programas.

Ana Martins
Áreas Linguísticas: Gramática; Outros