Redoutrinar - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Redoutrinar

Está correto "reendoutrinar" (cf. re-indoctrinate)?

«A intenção de se introduzirem e re-endoutrinarem os fiéis com princípios anti-Igreja.»

Luís Jervell Administrador de empresas Porto, Portugal 123

É preferível redoutrinar, derivado que tem por base o verbo doutrinar, genericamente «instruir numa doutrina», de tradição dicionarística mais sólida e mais contrastante com o inglês indoctrinate do que a forma endoutrinar.

A forma doutrinar é a forma com que o verbo em apreço tem entrada nos dicionários – por exemplo, no dicionário eletrónico da Porto Editora, no dicionário Priberam, no dicionário da Academia das Ciências de Lisboa, no Grande Dicionário da Língua Portuguesa de José Pedro Machado, no Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (2001 e 2009), na versão eletrónica do dicionário Aulete e no dicionário Michaelis. Alguns destes dicionários também registam adoutrinar, e alguns outros (menos ainda) apresentam endoutrinar; mas trata-se de formas que remetem sempre para doutrinar, donde se infere que é esta a variante considerada mais corrente ou aquela a que se deve dar preferência. Esta conclusão é reforçada pelo facto de doutrinar constituir a única forma consignada pelos atuais vocabulários ortográficos – Vocabulário Ortográfico do Português (CELGA-ILTEC), Vocabulário Ortográfico Comum da Língua Portuguesa (IILP), Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa da Academia das Ciências de Lisboa, Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa da Academia Brasileira de Letras e vocabulário ortográfico da Porto Editora.

Carlos Rocha
Tema: Uso e norma Classe de Palavras: verbo