DÚVIDAS

Oblato

Conheço o significado de oblato(a), no sentido de «devoção/entrega sacra, pessoal, a uma entidade divina»; aliás, é termo muito comum no caso de religiosas, pelo menos na religião cristã. Assim, foi com surpresa que encontrei aquele vocábulo no sentido de «oblongo», conforme consta de um livro recente (nov. de 2015), Explicar o Mundo, de Steven Weinberg, da Editora Marcador, tradução de Francisco Silva Pereira. Não se tratará, certamente, de uma gralha tipográfica, pois aparece várias vezes no texto, sempre que se refere à não esfericidade da Terra (maior raio equatorial, do que a outras latitudes), e portanto com o sentido de esferoide alongado. Será que, presentemente, esta configuração física de um sólido esferoide também se chama oblata(o)? Pelo menos não consta de todos os dicionários que consultei; o que, contudo, não excluo ser um novo significado; muito recente.

Agradecido pela vossa sempre douta disponibilidade de esclarecimento.

Resposta

De facto, a esmagadora maioria dos dicionários confere ao termo o significado de componente religiosa que o consulente sempre conheceu. Por exemplo, o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa apresenta oblato como um «indivíduo oferecido por seus pais a um convento para serviço de Deus; leigo que se oferecia para serviço de uma comunidade religiosa; oferecido a Deus».

Porém, o Dicionário Caldas Aulete, para além do significado religioso, apresenta o seguinte: «Diz-se de qualquer coisa quase esférica, achatada nos polos.» Este vocábulo, em referência à forma de um volume, tem atestação mais recente, por exemplo, no Dicionário Houaiss (1.ª edição brasileira, de 2001), que atribui o primeiro registo dessa aceção à edição de 1975 do Aurélio e o define assim:

«adjetivo 1 achatado nos pólos; 2 Rubrica: morfologia botânica. que é semelhante a uma esfera; esferóide.»

Será, portanto, um termo já aceite pela comunidade linguística, pois já está dicionarizado.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa