Os dicionários de referência1 consultados e os dicionários de verbos2 não preveem o uso do verbo trata-se com a preposição contra, embora alguns usos aparentados possam levar a que esta seja considerada aceitável.
Com uso pronominal, o verbo tratar é apresentado como intransitivo:
(1) «Ele tratou-se.»
Com o sentido de “debelar (doença, enfermidade, indisposição)”, as construções apontadas apresentam o verbo tratar com um complemento direto, que indica a natureza do aspeto a cuidar:
(2) «Ele aceitou tratar a dependência contra o álcool.»
Encontramos também o verbo com a regência da preposição de:
(3) «Ele tratou da sua saúde.»
Não obstante, uma pesquisa efetuada no Corpus do Português, de Mark Davies, mostra-nos que atualmente se identificam inúmeros usos do verbo tratar com a preposição contra, com o sentido de “procurar curar de uma doença ou debelar aquilo que a provoca”3:
(4) «[…] não cansando a vendedeira de a praça com avisos sobre como as tratar contra o bichado e o oídio.» (Diário de Notícias, 18-07-02)
(5) «A forte rejeição gerada por uma grande parte de a população que está a ser tratada contra o ébola […]» (jm-madeira 18-11-10 PT)
De igual forma, a construção «tratamento contra» é também muito frequente, qual se encontra, aliás, atestada no Dicionário Prático de Regência Verbal, de Celso Pedro Luft:
(6) «Lorena cruza diariamente a fronteira entre Espanha e Portugal para melhorar o tratamento contra o cancro […]» (O MINHO, 19-04-27)
(7) «[…] antes de o ator iniciar o seu tratamento contra o álcool.» (SAPO Lifestyle, 19-04-11)
Não obstante, não possuímos elementos que nos permitam rejeitar liminarmente a construção «tratar-se contra», até pelo facto de ela ser próxima de «tratamento contra». Consideraremos, apenas, que a construção com a preposição de será preferível às opções apresentadas, pelo que poderemos sugerir uma alteração das frases:
(8) «[...] aceita ser tratado / ter tratamento contra a dependência do álcool»
(9) «[...] o que a levou a procurar ajuda e a ser tratada contra o vício em drogas.»
(10) «[...] o que a levou a procurar ajuda e tratamento contra o vício em drogas.»
(11) «Certos animais são tratados contra parasitas.»
Relativamente ao verbo livrar-se, este significa “libertar-se”, pelo que não podemos considerar que constitua um sinónimo de tratar-se, pois este último verbo implica uma noção de intervenção de natureza médica ou similar.
Disponha sempre!
1. Consultámos o Dicionário Houaiss e o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea.
2. Consultámos o Dicionário Sintáctico de Verbos Portugueses, de W. Busse, Verbos Portugueses, de António Matoso e Dicionário Prático de Regência Verbal, de Celso Pedro Luft
3. Não identificámos usos da construção «tratar-se contra».