Com efeito, a didática da gramática no 1.º ciclo exige uma reflexão ponderada sobre os processos a adotar no sentido de desenvolver a consciência gramatical nos alunos. Ainda que este um espaço não seja especializado em didática, deixamos, todavia, algumas pistas que a professora deverá ajustar à realidade da sua turma.
Comecemos por referir que as noções de sujeito e predicado envolvem conhecimentos de natureza sintática que nem sempre estão disponíveis para alunos do 1.º ciclo. Não obstante, poderemos abordar o sujeito de uma perspetiva sintático-semântica, no sentido de definir a sua essência. Nesse sentido, o sujeito poderá ser descrito como a entidade sobre a qual se afirma algo. Gradualmente, os alunos poderão também começar a utilizar as questões que auxiliam a identificar esta função: as perguntas «quem + verbo» ou «o que + verbo», embora não identifiquem o sujeito em todas as situações, são um bom auxílio. Depois de abordarem os pronomes pessoais, os alunos poderão também aprender que o sujeito é o constituinte que pode ser substituído por ele/ela(s).
Já o predicado poderá ser descrito como aquilo que se afirma sobre o sujeito. Será nalgumas situações o constituinte que responde à questão «o sujeito fez o quê?», devendo os alunos compreender que a resposta deverá ser maximizada (ou seja, envolver o verbo, seus complementos e seus modificadores).
Para dar início ao estudo da sintaxe no 1.º ciclo, também se pode ponderar a hipótese de considerar a posição típica dos constituintes: o sujeito coloca-se à esquerda do verbo e o predicado à direita do sujeito. Naturalmente, esta abordagem terá de ser desconstruída à medida que os alunos se apercebem que, entre outros, os modificadores do grupo verbal são dotados de grande mobilidade.
Importante será conseguir despertar nos alunos a curiosidade pelos fenómenos gramaticais de modo que este domínio possa envolver e motivar os alunos no seu crescimento no campo da aprendizagem.
Disponha sempre!