«Ar condicionado» e ar-condicionado - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
«Ar condicionado» e ar-condicionado

Recentemente, li num site linguístico brasileiro, sobre o tema «ar condicionado com ou sem hífen», que o termo «ar condicionado», sem hífen, se refere ao sistema de refrigeração do ar, ou ao ar por ele "condicionado". No entanto, com hífen, "ar-condicionado", refere-se ao aparelho em si.

Exemplos: «O meu escritório tem ar condicionado», mas, por outro lado, «Tive de mandar o meu ar-condicionado para arranjar». Ou seja, "ar-condicionado" é o mesmo que «aparelho de ar condicionado».

Penso que isto faz sentido, mas não encontro esta distinção em nenhum dicionário, nem nas entradas anteriores do Ciberdúvidas. Pergunto se concordam.

Mariana Adame Socióloga Gustavo A. Madero, México 42

A distinção semântica e gráfica que descreve tem registo nos dicionários do Brasil, mas não nos dicionários publicados em Portugal.

No Dicionário Houaiss, encontra-se ar-condicionado como o mesmo «condicionador de ar», ou seja, «qualquer aparelho usado para regular a temperatura e a humidade de um ambiente fechado». O Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa da Academia Brasileira de Letras também acolhe a forma hifenizada.

No entanto, no contexto português, nem o dicionário da Porto Editora (na Infopédia), nem o da Academia apresenta a forma com hífen. É o dicionário Priberam que a consigna, considerando-a um sinónimo brasileiro de «ar condicionado». Por esta razão, embora ar-condicionado seja grafia correta, que se justifica por introduzir uma distinção semântico-referencial pertinente, acontece que não faz parte do elenco de grafias características de Portugal.

Nada impede o consulente de escrever ar-condicionado, se assim entender, até a bem da clareza da expressão. Mas as necessidades desta não permitem classificar como erro a locução nominal «ar condicionado», na aceção de «aparelho para regular a temperatura de um ambiente fechado».

Carlos Rocha
Tema: Uso e norma Classe de Palavras: substantivo