Ainda a abreviação n.º - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Ainda a abreviação n.º

Sendo a expressão n.º uma palavra abreviada, significando que alguma coisa foi retirada, no caso, o ponto a seguir ao n significa que foram retiradas as letras úmero, e servindo o º superior de indicação do género (masculino), significando que foram retiradas as letras intermédias úmer, parece que não faz sentido, nem é correcto, que a seguir à expressão completa, n.º, se possa escrever, sem espaço, qualquer número cardinal, ou seja, "n.º1", sendo o 1 outra palavra, apesar de ser um símbolo matemático. Se se escrever "n.º1", parece que, querendo-se escrever outros cardinais, por exemplo, 2, 3, 4, etc., estes não são escritos sem espaço: "n.º1,2,3,4". O mesmo reparo deve ser feito quando se abrevia a palavra artigo, para art.º, à qual não se deve seguir o n.º do mesmo: "art.º1.º", pois também aqui o 1.º é uma palavra abreviada, que deve ser escrita com separação da anterior, mesmo que abreviada. Já agora, saliento ainda ser vulgar ver escritos em parêntesis com um espaço a seguir ao primeiro símbolo, ou, até, com espaços entre os símbolos, por exemplo, ( masculino) ou ( masculino ).

Anselmo Lopes Magistrado Judicial Braga, Portugal 14K

Tem toda a razão no que aponta, no seguimento do que várias vezes foi aqui esclarecido, sobre o tema das abreviaturas e a sua diferença com a grafia dos símbolos em geral. Em síntese:

1) Em toda e qualquer abreviatura (de palavras ou numerais) é obrigatória a inserção do ponto, com sinal de que se trata de uma redução de letras. Por isso, escreve-se n.º (o traço é uma opção de natureza gráfica), e não , como se generalizou em vários meios.

2) Se abreviação for seguida de outra(s), deve haver espaço: art.º 1.º (ou art.º 1).

3) Sem espaço, porém, o que ficar entre parêntesis, como se pôs em cima.

4) A terminação o ou a, em sentido expoente, usa-se consoante a palavra abreviada for masculina ou feminina. Por exemplo: «1.º classificado», mas «1.ª classificada».

 

[Cf., ainda, Textos Relacionados, ao lado.]

José Mário Costa
Tema: Uso e norma Classe de Palavras: substantivo
Áreas Linguísticas: Ortografia/Pontuação Campos Linguísticos: Abreviaturas