O espaço ou a sua ausência nos símbolos de propriedade intectual – ©, ™ e ® - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
O espaço ou a sua ausência nos símbolos de propriedade intectual – ©, ™ e ®

Deixem-me antes de mais deixar aqui os parabéns a todos os colaboradores e colaboradoras do Ciberdúvidas pelo excelente trabalho.

Quanto à minha questão, esta prende-se com a existência, ou não, de um espaço entre o texto e a categoria de símbolos de propriedade intelectual ou marcas de rodapé, ou seja, de símbolos ou itens em expoente como nos casos abaixo: marca ®, marca ™, excerto ©, rodapé ¹. 

Desde já obrigado por qualquer eventual esclarecimento.

Simão Martins Tradutor Londres, Reino Unido 3K

Antes de mais agradecemos as suas palavras iniciais relativamente à equipa do Ciberdúvidas. 

Quanto à questão apresentada, não conhecemos quaisquer regras relativamente à existência, ou não, de espaço entre as letras e/ou símbolos de propriedade intelectual ™ – Trade Mark ou Marca Registada –, ® – Registado(a) –, e © – Copyright ou Direitos de Autor, e o texto. Na ausência destas, tenderia a submeter o seu uso às regras gerais da ortografia. E, assim sendo, distinguiria as letras/símbolos que aparecem sobrescritos, ou seja, colocados acima da linha, e os que se encontram em linha com o texto. Deste modo, a menção ™, que se apresenta sobrescrita, poderá surgir sem espaço em relação à designação da respetiva marca, à semelhança do que acontece com as indicações numéricas de nota de rodapé ou de fim, que também aparecem sobrescritas, ao passo que os símbolos ® e ©, que aparecem alinhados com o texto, deverão ser tratados como qualquer outra palavra ou caráter, ou seja, com espaço em relação à designação de marca/empresa/instituição/pessoa, de forma a não se confundirem com as demais palavras nem interferirem com a inteligibilidade do texto.

Paulo J. S. Barata
Áreas Linguísticas: Léxico; Ortografia/Pontuação Campos Linguísticos: Estrangeirismos; Pontuação