Agradeço ter-me dado a conhecer o nome do fenómeno troca do /b/ pelo /v/, pois não conhecia a designação betacismo.
Uma vez que conheço o vosso "site" há relativamente pouco tempo, andei a explorá-lo. Houve uma pergunta/resposta que me intrigou (28/04/99). Esta dizia respeito à troca do /b/ pelo /v/ cuja denominação disseram não conhecer.
Embora não vá totalmente ao encontro da pergunta efectuada pelo consulente, julgo importante referir o fenómeno do betacismo: inexistência de oposição fonológica entre os fonemas /b/ e /v/. Nas zonas onde existe esta inexistência (dialectos setentrionais) há apenas um único fonema /b/ com duas realizações: /b/ fricatizado em posição intervocálica e, nos restantes contextos, /b/ oclusivo sem fricatização.
Agradeço ter-me dado a conhecer o nome do fenómeno troca do /b/ pelo /v/, pois não conhecia a designação betacismo.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações