De acordo com o que está previsto no Dicionário Terminológico, não é possível incluir talvez em nenhuma das classes aí definidas com base nos valores semânticos dos advérbios porque o comportamento deste advérbio não se integra nas situações descritas.
Não podemos considerar que se trata de um advérbio de exclusão porque os advérbios que se incluem nesta subclasse têm a função de realçar um constituinte, excluindo-o de um conjunto. É esse o comportamento de advérbios como exceto:
(1) «Todos estudaram, exceto o João.»
À luz do Dicionário Terminológico também não podemos considerar talvez um advérbio de dúvida porque esta subclasse não é contemplada no documento.
A subclasse dos advérbios de dúvida encontrava-se proposta na Nomenclatura Gramatical Portuguesa de 67, estando contemplada nas gramáticas de orientação dita tradicional1. Por exemplo, na Nova Gramática do Português Contemporâneo, talvez é incluído nesta subclasse ao lado de advérbios como acaso, porventura, possivelmente, provavelmente, entre outros2.
Ainda no quadro do Dicionário Terminológico, o advérbio talvez pode ser considerado um advérbio de predicado em frases como a que se apresenta em (2):
(2) «O João estudará talvez durante a tarde.»
A subclasse dos advérbios de predicado é definida por critérios sintáticos e nela incluem-se os advérbios que incidem sobre o predicado modificando-o. Note-se, todavia, que esta subclasse não é estudada no quadro do ensino não universitário em Portugal, apesar de estar prevista no referido Dicionário Terminológico.
Disponha sempre!
1. Também Bechara inclui talvez entre os advérbios de dúvida (cf. Moderna Gramática Portuguesa. Ed. Lucerna, p. 245)
2. Cf. Cunha e Cintra, Nova Gramática do Português Contemporâneo. Ed. Sá da Costa, p. 539.