A conjunção ou na coordenação de grupos nominais - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
A conjunção ou na coordenação de grupos nominais

Seria correto escrever «podes beber Coca-Cola, Pepsi, Sprite, chá ou café»? (só pode escolher um) ou temos que colocar ou entre todas as palavras, ou seja «podes beber Coca-Cola ou Pepsi ou Sprite ou ou chá ou café»?

Muito obrigado.

Hérmes Liu Professor China, China 763

Ambas as possibilidades estão corretas. As diferenças entre as duas opções estão relacionadas com a intenção do locutor (que pode pretender dar ênfase a cada uma das opções) ou com o ritmo (mais ou menos rápido) que se pretende imprimir à frase.

Em termos sintáticos, quando a conjunção é omitida, estamos perante uma construção assindética, o que corresponde à frase:

(1) «Podes beber Coca-Cola, Pepsi, Sprite, chá ou café.»

Neste caso, cada um dos elementos que não é marcado pela conjunção é interpretado como se uma conjunção idêntica à última os introduzisse.

Quando todas as conjunções da enumeração são explicitadas, estamos perante uma construção polissindética, o que acontece na segunda frase apresentada:

(2) «Podes beber Coca-Cola ou Pepsi ou Sprite ou ou chá ou café.»

Será pertinente recordar ainda, por um lado, que a vírgula separa elementos com a mesma função sintática, que poderiam ser conectados por conjunções como e:

(3) Achava os homens declamadores, grosseiros, cansativos, pesados, frívolos, chulos, triviais. (Machado de Assis, OC, I, 660-6611)

ou como ou:

(4) O veículo pode ser o olhar, a voz, os gestos, a própria cor do rosto, o sorriso… (Maria Judite de Carvalho, TM, 92 1)

 

1. Citado por Cunha e Cintra, Nova Gramática do Português Contemporâneo. 5.ª ed., Lisboa, Ed. João Sá da Costa, 1988, p. 640. OC = Obra completa, Rio de Janeiro, Aguilar, 1959, 3 v.; TM = Tempo de Mercês, Lisboa, Seara Nova, 1973.

Carla Marques
Tema: Uso e norma Classe de Palavras: conjunção
Áreas Linguísticas: Ortografia/Pontuação; Sintaxe Campos Linguísticos: Pontuação; Orações