DÚVIDAS

O que exclamativo + adjetivo
Em regra, para intensificar uma qualidade ou estado (adjetivos), utiliza-se advérbios. Ex.: muito linda! ( adv + adj ) quão linda! ( adv + adj ) Há também a possibilidade de usar um advérbio para intensificar outro. Ex.: muito longe. ( adv + adv ) quão longe. (adv + adv ) A dúvida persiste na utilização do que como advérbio. Ex.: Que linda! (neste caso o que equivale ao quão, ou seja, advérbio de intensidade ligado a um adjetivo). Que felicidade em vê-la! ( já neste exemplo o que não pode ser um advérbio, pois o termo está modificando um substantivo abstrato). Que amor de pessoa. Após breve pesquisa, obtive a seguinte conclusão: O que é um pronome indefinido, servindo para intensificar o grau do substantivo abstrato felicidade. Gostaria de mais esclarecimentos sobre o assunto e se estou correto.
O registo dos nomes próprios em Portugal em 2024
Tem um vídeo do YouTube, indicando que, em Portugal, não se permite registrar bebês com os seguintes tipos de nomes: 1) Estrangeirismos (na grafia e/ou na pronúncia) 2) Pós-Acordo Ortográfico de 1990 (na grafia e/ou na pronúncia mais uma vez) 3) Que ponham em dúvida o sexo do bebê (conheço pessoas masculinas e femininas ao mesmo tempo com o nome de Solimar, por exemplo) Pois muito bem, isso tudo aí é procedente de verdade? Muitíssimo obrigado e um grande abraço!
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa