Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Angélica Nobre Brasil 8K

É muito comum ouvir-se nas regiões Norte e Nordeste do Brasil a construção: perguntar dele, no mesmo sentido de perguntar a ele. Ex: «Pergunte dela sobre a aula.»

A que se deve essa preferência pela preposição "de"?

Rodrigo Monteiro Brasil 4K

Será o leite meio-magro mais gordo que o leite magro e mais magro que o leite meio-gordo ou será que, devido ao facto de o leite meio-gordo não chegar a ser gordo, o meio-magro não chega a ser magro sendo, portanto, ultra-magro?! Ou será ainda que meio-magro e meio-gordo não são mais do que duas maneiras diferentes de designar o mesmo tipo de leite?

Penso que o leite meio-magro é, efectivamente, menos gordo que o leite magro mas menos magro que o leite ultra-magro.

Como tal, e de acordo com o meu raciocínio, serão de considerar os seguintes tipos de leite:

Leite Ultra-Gordo;

Leite Gordo;

Leite Meio-Gordo;

Leite Magro;

Leite Meio-Magro;

Leite Ultra-Magro.

Estará o meu raciocínio correcto? Aguardo a vossa preciosa ajuda.

Rodrigo Bezerra da Silva Brasil 11K

Quando o antecedente do pronome relativo quem não for um pronome do caso reto, a concordância deverá ser feita "obrigatoriamente" com o pronome relativo? Ou poderá concordar também com o termo antecedente?

Fabiana Dantas Brasil 3K

Gostaria de saber quantas palavras há na frase:

A moça comprar-nos-á dois guarda-roupas.

Gostaria que a resposta fosse dada utilizando-se argumentos morfológicos e sintáticos / sintácticos.

Adriana Maris Peripato Brasil 10K

Fui à missa em minha cidade e o Padre em uma parte da homilia disse "Fazei isto em memória de mim." Isto está correto?

Hélio Jaques Brasil 5K

Estou precisando de um verbo com o sentido de "levar dentro da boca". Seguindo por analogia o verbo empunhar, encontrei embocar. Mas, segundo as acepções que descobri, embocar um animal, por exemplo, é meter alimento pela boca do animal adentro, e não o sentido que queria passar de levar este animal na boca.

O verbo abocar por outro lado parece ter o sentido mais parecido, mas não tenho certeza se pode ser usado da forma que desejo.

Gostaria de saber qual forma seria mais indicada.

Adriano Somensi Brasil 8K

Em resposta a Daniel Taddone, na seção / secção "Correio", o professor Amílcar Caffé utilizou o termo "autonomia própria". Essa expressão não é redundante?

Alexandre Miranda Pinto Portugal 8K

Uma expressão que ouço muito, e leio em jornais, é: "Há dois anos para cá..."

Não deveria ser: "De há dois anos para cá..."?

Isabela Rodrigues Brasil 10K

O que é regionalismo? Cite exemplos.

Maria Fernanda Lisboa, Portugal 3K

A resposta de JCB sobre o grau de doutora deixou-me na dúvida sobre a concordância quando um homem tem uma função subalterna.

É função de subalterna ou de subalterno?