Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Joana Calhau Portugal 13K

Qual a diferença entre as frases «O arguido agiu sem intenção» e «O arguido agiu sem intencionalidade»?

Obrigada.

Fernando Teixeira Portugal 65K

Aparece frequentemente a expressão "dirigiu-se para a Penha"; outras vezes encontra-se "dirigiu-se à Penha".
Qual a forma preferível?...

Marcos Paulo Brasil 676K

Eu gostaria de saber exemplos de substantivo comum de dois gêneros, sobrecomum e epiceno.

Alexandre Cavalcante Jornalista Santarém, Portugal 9K

Sou jornalista de um semanário e tive uma discussão com os meus colegas por causa de uma introdução a um texto que dizia: «Façam o favor de os lerem», o que, para mim, é um erro medonho. Infelizmente, foi publicado assim. Gostaria muito que explicassem esta questão, porque os meus colegas não ficaram satisfeitos com o Prontuário da Língua Portuguesa, afirmando que "prontuário não é gramática".

Sônia Roséli Pinto Professora de alfabetização de jovens e adultos Curitiba, Brasil 8K

Gostaria de saber a origem e o significado de S.O.S.

José Luís Castedo Portugal 4K

Agradeço o favor de me esclarecerem se a palavra alectuar, com o significado de deitar no leito (ou na cama), existe ou não.

Melhores cumprimentos.

Rosa Esteves Professora de Português Portugal 8K

Troglodita  e cavernícola: quando se usa em registo técnico e em linguagem coloquial?

Ana Maria Xavier Brasil 4K

Meus amigos teimam que a palavra "altruísmo" foi inventada por Auguste Comte. Sempre digo que não há invenção quando, como no caso, uma palavra é formada por outras já existentes. Alter (outro) + isme (dedicação) = altruísmo.
Estou certa? Se Auguste Comte usou, divulgou ou juntou duas a partir de outras duas (ego + isme), então não criou, certo?
Já escrevi para uma dezena de sítios procurando resposta. Ninguém sequer respondeu. Ninguém sabe? Poderiam me ajudar a tirar essa dúvida? Obrigada!

Manuel dos Santos Lisboa, Portugal 101K

Nos títulos, geralmente, não há pontuação. Todavia, uma vez por outra, um ponto de interrogação ou de exclamação poderão aparecer no fim de um título.
Algumas vezes poderá aparecer, por exemplo, uma vírgula: «Segredo, ritmo e metamorfose».
Quando há vírgula no título, não deveria o mesmo (título) ser finalizado por um ponto?

A. Meyrelles do Souto Portugal 29K

Acabo de ler esta questão.

Parece-me que Paula Silva, se atender ao castelhano, terá a resposta: Testemunha é testigo.

Testigos, também é testículos.

As minhas desculpas por me meter onde não fui chamado.