Sobre o verbo fiabilizar - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Sobre o verbo fiabilizar

"Fiabilizar" existe? Procurando em vários dicionários, não pude encontrar. Procurando na Internet, encontro várias vezes a palavra utilizada em referências tais como: «Tarefas: supervisionar o conjunto os equipamentos e de instalações, optimizar os custos de manutenção, fiabilizar a base de dados do software GMAO.» O sentido é: i) tornar fiável (1. em que pode confiar, 2. que merece crédito), ii) desencadear uma série de acções tendentes a confirmar a exactidão de determinada informação contida numa base de dados, com vista a que tal informação tenha um grau de fiabilidade (1. credibilidade 2. grau de confiança que algo merece) maior do que o actual.

Antecipadamente grato pelo vosso esclarecimento.

Luís Capela Bancário Lisboa, Portugal 4K

Também eu não encontrei fiabilizar em nenhum dos dicionários que consultei. Podemos, pois, considerar que se trata de um neologismo, pela ocorrência que apresenta no uso. É uma palavra bem formada, aceitável, derivada de fiável, que já tem um derivado dicionarizado, fiabilidade (ver Dicionário da Academia das Ciências de Lisboa).

Agradecemos, também, a sua presença.

Conceição Saraiva
Tema: Uso e norma
Áreas Linguísticas: Léxico; Morfologia