A família de palavras de carta: carteiro, carteira e carteirista
Após uma discussão saudável, surgiram várias questões. Gostaria que me informassem se carteira e carteirista pertencem à família da palavra carta.
Apesar de terem o radical comum, não têm outro sentido?
Obrigado.
O significado do topónimo Caramão (Lisboa, Portugal)
Tentei encontrar um significado para a palavra Caramão, mas nem na Infopédia nem na Priberam, nem aqui encontrei nada... Se for pelo Google, encontro N significados para camarão, mas isto deve ser algum "inginheiro" da Google a achar que a palavra foi mal escrita e procura anagramas.
Obrigado!
Significado e origem de processo, heteroavaliação, negociação, excelência, qualidade e monitorização
Qual o significado e a origem das palavras processo, heteroavaliação, negociação, excelência, qualidade e monitorização?
Concurso «não isento de imparcialidade»
Concurso «não isento de imparcialidade» está «isento de parcialidade», ou o oposto? Qual a melhor interpretação?
Conceito de linguista
Perguntas aparentemente simples: quem pode ser considerado linguista? Quem dedica toda a sua vida académica ao estudo das línguas (e não Línguística propriamente dita) em áreas como a Tradução, Línguas e Literaturas, entre outras, é ou não, pode ou não, deve ou não, ser considerado linguista? Qual a fronteira entre o significado literal do termo e o seu entendimento como «especialista»?
Uso de «desta vez»
O «desta vez» implica o quê, quais pressupostos e subentendidos são possíveis tirar? Por exemplo, na frase:
«Da platéia, eu o vi surgir no palco. Desta vez, não estava de fantasma, mas era a personagem que aparece no início do espetáculo.»
Se puderem me ajudar, agradeço.
O processo de formação das palavras ensalmouradas e desencaminhar
Qual o processo de formação das palavras ensalmouradas e desencaminhar?
Associações lexicais, solidariedades lexicais,
combinatórias e colocações
combinatórias e colocações
Gostaria de saber a diferença entre «associações lexicais», «solidariedades lexicais» e «combinatórias».
Poderão ainda indicar alguma bibliografia sobre esse(s) tema(s)? O Novo Dicionário Lello Estrutural, Estilístico e Sintáctico da Língua Portuguesa é uma obra fiável? Há, em português, algo semelhante ao BBI (978-1556195211) inglês, por exemplo?
Obrigado. Peço desculpa pela quantidade de perguntas.
O artigo o ou a antes dos nomes de clubes
Devemos dizer “a” União de Leiria ou “o” União de Leiria, “o” Naval 1.º de Maio ou “a” Naval 1.º de Maio? E, por outro lado, “o” Estrela da Amadora ou “a” Estrela da Amadora, “o” Santa Clara dos Açores ou “a” Santa Clara dos Açores?
Depressio hiemalis
Haverá algum conhecimento da vossa parte sobre o significado do termo latino depressio hiemalis?
Obrigado.
