A palavra carta vem do «lat[im] charta,ae ou carta,ae, "folha de papiro preparada para receber a escrita; folha de papel (feito antigamente da entrecasca do papiro)", empr[és]t[imo] ant[igo] e latinizado do gr[ego] khártēs,ou, "folha de papiro ou de papel, p[or] ext[ensão], escrita, obra"».
Carteira é «prov[avelmente] der[ivado] de carta + -eira, pois em RB há a seguinte definição: "é uma boceta fechada com chave dentro, na qual se mandam cartas de segredo", ac[e]p[ção] ratificada por Morais (1813) "bolsa com fechadura, de coiro, em que se mandam cartas de segredo"». Carteirista, por sua vez, vem de «carteira + -ista».
Considerando que há gramáticos para quem uma família de palavras é uma série de vocábulos com a mesma raiz, pode-se afirmar que carteira e carteirista ainda pertencem à família de carta.
[Fonte: Dicionário Eletrônico Houaiss]
N.E.– De carta formou-se também a palavra carteiro – «funcionário dos correios que distribui a correspondência pelos domicílios + «condutor de malas postais [in Grande Dicionário da Língua Portuguesa, Porto Editora –, cujo feminino é carteira.