DÚVIDAS

O particípio passado do verbo abrir
Recentemente, tive dúvidas relativamente ao uso do(s) particípio(s) passado(s) do verbo abrir, pelo que consultei uma gramática da Porto Editora, na qual se dizia que os particípios regular e irregular — abrido e aberto — deviam ser usados, respectivamente, com os auxiliares ter/haver e ser/estar. No entanto, no vosso site, deparei-me com informação contrária. Segundo a dra. Conceição Saraiva, o verbo abrir tem apenas um particípio passado — aberto. O particípio passado abrido está, de facto, errado? Ou simplesmente está a cair em desuso? Obrigada!
Colocação da vírgula, de novo
Gostaria de pôr as seguintes duas questões relativas ao uso da vírgula: (1) As orações iniciadas por "a fim de", "com o objectivo de" e "porque" devem ser precedidas por uma vírgula? (2) Está correcta a colocação da vírgula nos seguintes três exemplos: a) Ele aprecia quer a cultura francesa, quer a cultura inglesa. b) Os japoneses são muito respeitados, quer na França, quer na Inglaterra. c) Nem na França, nem na Inglaterra, os japoneses são respeitados.
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa