Ainda o plural de matéria-prima
Gostaria de colocar uma dúvida sobre o plural do nome composto matéria-prima. O Dicionário Houaiss indica como plural matérias-primas mas considerando que o primeiro termo é condicionado pelo segundo tal como em couve-flor que admite no plural couves-flor e couves-flores, o plural da palavra matéria-prima não pode também realizar-se em matérias-prima?
Muito obrigada.
Obrigado/a e obrigados/as
Tornou-se usual o uso do feminino na palavra "obrigado", quando se trata de uma mulher a agradecer algo a alguém. Está correcto?
Trilogia e outras designações de grupos de obras com temática comum
Se uma obra com 3 volumes se chama trilogia, como se chama uma com 4, 5, 6 e por aí fora?
Obrigado pela resposta.
O particípio passado do verbo abrir
Recentemente, tive dúvidas relativamente ao uso do(s) particípio(s) passado(s) do verbo abrir, pelo que consultei uma gramática da Porto Editora, na qual se dizia que os particípios regular e irregular — abrido e aberto — deviam ser usados, respectivamente, com os auxiliares ter/haver e ser/estar.
No entanto, no vosso site, deparei-me com informação contrária. Segundo a dra. Conceição Saraiva, o verbo abrir tem apenas um particípio passado — aberto.
O particípio passado abrido está, de facto, errado? Ou simplesmente está a cair em desuso?
Obrigada!
Colocação da vírgula, de novo
Gostaria de pôr as seguintes duas questões relativas ao uso da vírgula: (1) As orações iniciadas por "a fim de", "com o objectivo de" e "porque" devem ser precedidas por uma vírgula? (2) Está correcta a colocação da vírgula nos seguintes três exemplos: a) Ele aprecia quer a cultura francesa, quer a cultura inglesa. b) Os japoneses são muito respeitados, quer na França, quer na Inglaterra. c) Nem na França, nem na Inglaterra, os japoneses são respeitados.
As regências de informar
Qual é a regência do verbo informar (informar alguém de algo?) e da expressão «venho informar» (venho informar alguém de algo?)?
A expressão «ir para baixa da égua»
Gostaria de saber a origem da expressão nordestina «vai para baixa da égua».
Que é «baixa da égua»?
Quando começou a ser usada?
A figura de retórica enumeração
Preciso que me expliquem a enumeração. Poderiam-me facultá-la ?
Ó Zé/oh!/ó Zé, vem cá
Em orações com vocativo (ó Zé, dá-me o livro), escreve-se ó com acento agudo ou ò com acento grave? Qual é a diferença entre ó e oh? E porque se põe vírgula antes do nome que se chama (ó Zé, vem cá)?
Qual o significado de talassocracia?
Embora tenha a ideia genérica do significado da palavra talassocracia e dos Estados talassocráticos, agradecia se me pudessem explanar um pouco este conceito, bem como indicar leituras complementares. Obrigado.
