Maciço vs. massivo
Também tive esta dúvida, mas continuo a utilizar a palavra massivo, não no sentido de ser cópia do francês massif, mas porque tem a ver com massa, com ser compacto e denso.
Afluência «massiva» de pessoas = afluência «em massa». Por isso, tenho dificuldade em aceitar maciço como sinónimo de «massivo»: são termos que exprimem coisas diferentes. Quando muito, massivo pode ser uma adopção da forma usada em língua inglesa, em que massive sugere a mesma ideia.
Obrigado.
O plural de cão
Tenho uma dúvida em relação à formação dos plurais. Se tenho a palavra cão, cujo plural é cães, que regra gramatical me indica isso? Porque não pode ser cãos?
Como saber quando a palavra passa ao plural com o sufixo -ãos, -ães ou -ões?
Grupo social de golfinhos
Este é um comentário relativo a uma pergunta/resposta que acabo de ler no Ciberdúvidas: Como se chama um grupo de golfinhos? Será cardume ou manada?.
Eu trabalho em comportamento animal, e não me passaria pela cabeça falar em "cardumes de golfinhos". Sempre me referi a "grupos e famílias" de golfinhos, que me parece bem mais correcto. Também tenho ouvido falar em "bandos" de golfinhos. "Cardume" tem uma conotação de conjunto indistinto, enquanto mamíferos de grande porte como os golfinhos têm um inerentemente personalizado.
Como se diz na Resposta, "cardume" refere-se claramente a peixes; ao contrário do que se diz na Resposta, os golfinhos são mais parecidos com bois e cavalos (por isso todos pertencem ao mesmo grupo, os mamíferos), que com peixes. Se o uso tem alguma força, grupos e famílias de golfinhos são decididamente os termos mais usados.
Flexão verbal / flexão nominal
Gostaria de saber o que compreende a chamada flexão verbal e flexão nominal na Língua Portuguesa, pois tenho que estudar estes temas e não reconheço estas expressões, apesar de mencionadas em algumas das respostas deste ‘site’.
Grato pela atenção.
Feminino de rapaz
Em resposta a José Neves Henriques, falando do feminino de rapaz. Na Galiza (não sei se é normativo), empregamos rapaza ou rapariga, além de raparigo também.
Ainda a escrita das datas por extenso
Quando estou a redigir uma carta, ou documento, oficial de elevada importância/complexidade, gosto de usar um nível de escrita igualmente elevado, se bem que clássico. A minha dúvida prende-se com a forma de escrever as datas por extenso, com a formatação «Lisboa, aos xx dias de Abril de 2010». Esta forma é correcta? Em que situações é adequada?
O aumentativo e o diminutivo das palavras borboleta, ovo, asa e mosca
Gostaria de saber o aumentativo e o diminutivo das palavras borboleta, ovo, asa e mosca.
Obrigada.
Tornar-se / tornar-se em
Qual é a expressão mais correcta: "Ele tornou-se um bom médico"; ou "ele tornou-se num bom médico"?
Nomes coletivos: seara, peral, pomar e vinha
Queria saber se os nomes seara, peral, pomar ou vinha são nomes coletivos. Também as palavras dezena, século, trimestre me suscitam a mesma dúvida: são nomes coletivos?Obrigada pela ajuda.
Abreviatura de municipal
Qual a abreviação de "municipal"? Por favor, eu preciso saber também o por que dela ser assim... ou seja uma bibliografia dizendo a sigla e o por que… Por favor, eu preciso disto com urgência! Obrigada pela atenção.
