DÚVIDAS

A analogia e a metáfora

Retiro dois exemplos de textos diferentes, o primeiro para explicar analogia e o segundo para metáfora:

1 – «Como se diz que o burro é um animal estúpido, por analogia com este animal, diz-se que Fulano é burro, querendo significar que é estúpido ou mesmo ignorante, mas não burro como o animal» (Ciberdúvidas – Analogias).
2 – «Por metáfora, chama-se raposa a uma pessoa astuta...» (Dicionário Aurélio – Metáfora).

Tenho lido várias comparações entre os dois termos mas elas me têm deixado mais confuso ainda. É possível, com novos exemplos, fazer o contrário, ou seja, explicar por que um não serve para exemplificar outro? Ou, ainda, através da diferença entre uma metáfora visual e uma analogia gráfica?

Muito obrigado.

Resposta

A analogia consiste na tendência inovadora que uma palavra exerce sobre outra, aparentada pelo sentido, pela forma ou pela função gramatical. É o caso do primeiro exemplo.
A metáfora é o fenómeno pelo qual uma palavra é empregada por semelhança real ou imaginária: os dentes do pente, o da mesa, o fumo da glória.
É, de facto, por vezes difícil destrinçar as figuras de natureza semântica ou “tropos”, em que se incluem, entre outras, a sinédoque, a metonímia e o eufemismo.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa