Para aqui/para cá, de novo
Prezado Prof. Dr. José Neves Henriques, antes de tudo, agradeço-lhe pela resposta à minha dúvida. Na resposta, o senhor pedia que lhe dissesse o nome do livro em que se encontra a "regra" de usar "para cá" ao invés de "para aqui", em frases do tipo: "venha para cá", "vá para lá". Bem, o livro em questão é do Prof. Luiz Antônio Sacconi, "Não erre mais", 19 ed. revis. e aumentada. São Paulo, Atual, 1995.
Neste livro, o Autor procura corrigir os erros de português mais comuns. Porém, às vezes, ele toma certas posições que, a meu ver, são difíceis de aceitar. Não obstante a isso, "Não erre mais" é um bom repositório dos desvios mais comuns da norma culta do português no Brasil, dando-nos uma visão panorâmica de como é a língua portuguesa falada e escrita no Brasil.
A posição do pronome me (PE e PB)
Ultimamente têm-me surgido dúvidas no uso da forma reflexiva. Por exemplo, devo dizer «Pode dar-me a sua opinião?», ou «Pode-me dar a sua opinião?»?
Existe alguma regra bem definida? Ou poderá ser a primeira redação em português de Portugal e a segunda no português do Brasil?
A desinência modo-temporal
Nas palavras abaixo, qual a que não apresenta desinência modo-temporal e por quê?
aplaudias acordou faltarás vendam cobrasses
A diferença entre «de frente para» e «em frente a»
Quero saber qual a diferença do uso de «de frente para» e «em frente a».
Obrigada.
Onomatopeias (burro, gato) e interjeições (choro humano)
Existem em português interjeições correspondentes às inglesas [que se seguem]:
— WoohoohoohooHOO!, burro a berrar por estar assustado;
— WAAAAAH!, gato a fazer um barulho semelhante ao choro;
— Mrrrrow!--- meeaOOOW… RaaaAAAAH!, sons dos gatos [a parte do meio não será tão complicada, porque temos o nosso miau, e talvez no início se possa fazer algum com "ronron").
E a interjeição de choro (humano), qual é?
Muito obrigada pela atenção e parabéns pelo vosso trabalho.
Divisão silábica. Abrupto
Na prova do vestibular, uma questão dava como incorrreta a seguinte separação silábica: a-brup-ta-men-te.No dicionário encontrei "ab-rup-to".Achei estranho e perguntei para dois professores na Internet, porém continuei com a dúvida, pois um separou assim: ab-rup-ta-men-te e outro assim: a-brup-ta-men-te. Afinal qual a separação correta?
O aumentativo de lápis, caderno, caneta, aluno, giz, árvore
Gostaria de saber o aumentativo de lápis, caderno, caneta, aluno, aluna, giz, árvore, borracha.
A palavra pois no começo de orações
Quero confirmar ou saber se a palavra pois pode ser utilizada para iniciar frases ou se somente pode-se utilizá-la como um conjuntor. Exemplo:
«Louvamos a plena e sábia decisão dos maiores juízes do Brasil. Pois, acertaram ao manter tal norma. A democracia brasileira agradece.»
Ou:
«Louvamos a plena e sábia decisão dos maiores juízes do Brasil, pois, acertaram ao manter tal norma. A democracia brasileira agradece.»
Hambúrguer
Gostaria que me esclarecessem se a palavra "hamburger" já foi aportuguesada, ou como é que a mesma se deve escrever num texto português: hamburger, em itálico ou com aspas?
O significado da expressão «Cocó, Ranheta e Facada»
Minha mãe e meu pai são portugueses e costumam falar a expressão: «cocó, ranheta e facada». Podem explicar-me qual o significado dessa expressão? O que significa cocó? O que significa ranheta?
Agradeço a ajuda.
