Porra - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Porra

Qual a origem da palavra "porra"? Apesar de se ter vulgarizado e ser comummente usada e aceite sem qualquer tipo de reprovação, foi-me dito que esta palavra tem um significado bem mais "agressivo". É verdade?
Obrigado.

Rodrigo Sapatilhas Portugal 13K

Digamos que é um vocábulo... grosseiro. Quer na acepção de «porcaria» («Tira esta porra da minha vista!»), quer como termo de conotação sexual (o mesmo que pénis e esperma), quer ainda quando se usa como interjeição, traduzindo sentimento de ira, discordância ou contrariedade (o mesmo que irra!, apre!, arre!, puxa!). Terá, segundo José Pedro Machado, a mesma origem da palavra homónima com sentido de cacete, moca, pau (daí o termo porrada, «pancada», «bordoada»): 'puerro', porrum', «alho» (daí o adj. porráceo, «que tem o cheiro do alho-porro»).

In Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa + Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia das Ciências de Lisboa + Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa + Novo Dicionário de Calão, de Afonso Praça

José Mário Costa