Datas, grafia
Gostaria de saber como escrever datas quando no meio de um texto técnico, por exemplo: 03.09.04, ou 3.9.04, ou 03 de setembro de 2004, ou 3 de setembro de 2004. Disseram-me que o correto é escrever 3 de setembro de 2004 (mês por extenso, sem zero antes do três). Não creio que esta seja a forma correta.
«Por outro lado»
A expressão «por outro lado» só pode ser usada para se estabelecer um contraste entre dois elementos («Gosto muito de viajar. Por outro lado, acho que as viagens são perigosas»), ou também pode ser usada no contexto de uma enumeração («O governo construiu muitas estradas. Além disso, investiu em hospitais. Por outro lado, o governo também revitalizou os caminhos de ferro»)?
«Por baixo» e «por debaixo»
Posso dizer «Moro no 10.º andar e os meus pais por baixo/por debaixo»? As duas expressões significam em lugar situado em nível inferior? Em que sentido estas expressões podem não ser semelhantes? Rogo-lhes alguns exemplos que tratem das semelhanças e diferenças que elas possam ter.Sinto que eu ainda não tenha sido capaz de entender este tema.Evidentemente agradeço imenso a ajuda e a paciência que nos têm dispensado!
Então: advérbio / conjunção
Perante estas frases :
"Estudo, então, pressuponho que vou ter boa nota" ou "Chove, então, a seca passará".
Para mim, a palavra "então", nesta situação tem valor de (conjunção) conclusiva, tal como "logo" o teria também. Porém, nos dicionários e gramáticas, só surge como advérbio de tempo, sabendo eu que é a situação mais usual, por exemplo: "Então (naquela altura) tinha tido muito sucesso".
Estará o meu raciocínio correcto ou viciado? Se não, pelo menos o valor de conclusão/consequência não existe?
Desculpem o incómodo e felizmente que o vosso/nosso "site" existe.
Na época
É correto escrever: "O director /director da empresa, à época da celebração do contrato..." (com crase)?
Utilização do "m" antes de "p" e "b"
Qual a razão de se utilizar somente "m" antes de "p" e "b"?
De acordo com
Há algumas semanas ouvi dizer que a expressão «de acordo com» apenas podia ser utilizada com o significado de concordância (Eu estou de acordo contigo), mas nunca no seguinte caso: «De acordo com fulano de tal, foi isto que aconteceu».
Agradecia que me esclarecessem. Obrigada.
A grafia dos infinitivos seguidos de pronomes pessoais átonos
Gostaria que me ajudassem no seguinte: na frase «vou fazê-lo», escrevo com ou sem acento circunflexo?
Obrigado.
Acerca de cor-de-rosa e «cor de laranja»
Consultei [...] esta resposta.
Talvez pelo facto de as minhas línguas maternas — o espanhol e o catalão — estarem muito sistematizadas, em grande parte para facilitar a vida de quem escreve, não pude, depois de ler a mencionada resposta, deixar de me perguntar se tem algum sentido escrever "cor-de-rosa" com hífen e "cor de laranja", "cor de tijolo" ou "cor de vinho" sem o mesmo. Pessoalmente, acho que não e apenas confunde e dificulta a vida, para além de me parecer completamente arbitrário, mas gostaria de saber a sua opinião de linguistas especialistas em português, que vêem a língua desde dentro, e não de fora como eu.
Muito obrigado.
Previsionamento ou provisionamento?
O correto é previsionamento ou provisionamento? As frases são: Pagamentos de produtos ou serviços devem ser previsionados/provisionados com as empresas para todo dia 15 de cada mês. A nota fiscal deve ser entregue assim que possível, na tesouraria, para que o pagamento seja previsionado/provisionado. Não tem sido possível efetuar alguns pagamentos que chegam sem planejamento ou previsionamento/provisionamento.
