DÚVIDAS

O valor da locução «não só... mas também»

Gostaria de saber se podemos considerar que a locução «não só... mas também» tem um valor apenas de adição, ou se podemos considerar que, embora estabelecendo relação entre dois termos de idêntica função, lhes acrecenta um valor também contrastivo.

Obrigada.

Resposta

Não só... mas também, não só... como (também) são locuções conjuncionais correspondentes a uma expressão descontínua e estabelecem uma coordenação binária (com não mais de dois termos coordenados). O nexo semântico é o de adição entre esses dois termos.

A especificação semântica que pode distinguir Não só... mas também, não só... como também de tanto... como (sendo as três locuções conjuncionais correlativas copulativas) não é de contraste, mas de graduação — de propriedade (1) ou de expectativa (2):

 

(1) «O Zé não só é mentiroso como ladrão.»
(2) «O Zé não só fez os trabalhos de matemática mas também os de geografia.»

Mas não aduz nenhuma função adversativa ou valor de contraste à locução. Esta tem um sentido unitário autónomo, não conformável com a soma do significado de cada palavra que a compõe.

 

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa