Sobre a formação de palavras
Tenho dificuldade em entender o critério de derivação prefixal, composição e recomposição. Um pseudoprefixo pode ser prefixo ou radical, dependendo da palavra que integra?
Por exemplo: é lícito dizer que em retroceder tenho uma derivação prefixal (porque se manteve a noção de movimento/advérbio), mas em retrovisor ocorre recomposição (e aí ele é pseudoprefixo)? Ou que autodidata seria um processo normal de composição, mas em autoestrada há recomposição, já que ocorreu mudança de sentido em relação ao radical grego?
Vocês me recomendariam alguma leitura a este respeito?
A etimologia de preterir e pretérito
Qual é a etimologia das palavra «preterir» e «pretérito»?
Director-geral adjunto / adjunto do director-geral
Qual a diferença entre director-geral adjunto e adjunto do director-geral?
Importância da linguagem verbal
Gostaria de encontrar mais argumentos para justificar a importância da linguagem verbal para a comunicação humana.
Onde posso encontrar?
Quais seriam em suma os principais tópicos?
"Cogência"
Encontrei numa frase a palavra cogência que, nos dicionários que tive oportunidade de consultar, não encontro. Gostaria de saber se de facto existe e, se assim for, qual o respectivo significado. A frase referida é a seguinte: «Para que a regra aqui referida tenha cogência efectiva deverá constar de diploma legal, sob pena de não podermos exigir a sua aplicação.»
«Em ordem a»
Tenho encontrado, mais que uma vez, a expressão “em ordem a” em textos que pretendem ser de carácter científico. Por exemplo: “transmissão de conhecimentos em ordem a uma adaptação ao meio”. Isto pode ser dito em Português? Não será uma tradução directa do “in order to” em Inglês?
«Poste de luz»
Como se diz: «posto de luz», ou «poste de luz»?
Pónei macho / pónei fêmeo
Sou jornalista, do Rio de Janeiro, Brasil. Gostaria de saber qual o feminino de pônei.
Obrigada.
Menorizar
Menorizar ou minorizar? Qual a correcta? Sou professor de língua portuguesa e deparei-me com esta questão. É verdade que na Net aparecem mais entradas com "menorizar", no entanto "minorizar" também é usado. Os meus dicionários não esclarecem.
A origem da palavra cenário
Cenário é uma palavra derivada? Qual é a palavra primitiva?
