Age
Qual o certo?
"Você age errado" ou "Você aje errado"?
Sujeito simples e composto
Na frase «Eles comeram o peixe», Eles considera-se sujeito simples, ou composto?
Ainda os verbos compartilhar e partilhar
A título de uma dúvida, consultei a vossa base de dados e obtive a resposta n.º 7248 – Compartilhar/partilhar, respondida por M.R.L. a 12/12/2000: «Os verbos partilhar e compartilhar podem ser sinónimos quando significam tomar parte em, compartir, o que se verifica na frase que apresenta como exemplo: "Vem compartilhar/partilhar os teus conhecimentos connosco."»
A minha questão é a seguinte: existe outra possibilidade de estes verbos não serem sinónimos? E quais os seus significados?
A grafia «d'Ele»
Ao referir-me a Deus, como devo escrever o pronome dele: "dEle", D"ele", ou doutra forma?
Obrigado.
O plural dos compostos referentes a cores
No livro de 9.º ano com o qual estou a trabalhar, o plural dos nomes verde-garrafa e amarelo-canário é respetivamente verdes-garrafas e amarelos-canários. Não concordo e não encontro resposta nas gramáticas de que disponho. Considero mais correto «os verdes-garrafa» e «os amarelos-canário», uma vez que o segundo nome (garrafa e canário) restringe o significado do primeiro tal como palavra-chave, bomba-relógio, navio-escola e outros.
Gostaria de obter uma resposta de forma a esclarecer os meus alunos.
Obrigada!
A origem da palavra caralho
Em resposta à pergunta "Sobre uma suposta acepção de caralho (calão, tabuísmo)", Carlos Rocha diz que é fantasiosa a história que diz que caralho denominava a cesta no alto dos mastros das caravelas. Qual é então a origem desta palavra?
Muito obrigada.
O o fiz e o fi-lo
«O fiz» ou «fi-lo»? Qual é o correto?
O significado da expressão «em velocidade de cruzeiro»
Gostaria de saber o que significa ao certo a expressão «em velocidade de cruzeiro». É devagar, ou depressa?
Obrigada.
«Quem não tem cão caça com gato»
Venho por esta via esclarecer uma dúvida!
No provérbio «Quem não tem cão caça __ gato», usa-se com, ou como?
Pela lógica, ambos poderão ser usados, mas a questão propriamente dita é qual é o originário de qual?
Obrigado pela atenção.
Muito (adv.), muita (pron. indef.)
Outro dia, lendo um texto, vi duas frases: «Minha mãe tem os cabelos longos e é muito bonita»; já a outra frase era: «Desejo muita saúde e paz.»
A minha duvida é a seguinte: na primeira frase, o advérbio muito está diante de um adjetivo feminino, mas não há concordância («minha mãe é muito bonita»), e na segunda frase ele concorda com a palavra saúde (feminina). Porque isso ocorre?
