O plural e a grafia da palavra escâner
Gostaria de saber qual o plural da palavra escâner, bem como a maneira mais usual de escrevê-la (scanner ou escâner).
Grata.
Trar-te-ão
Sou estudante e não consigo esclarecer esta dúvida nas gramáticas consultadas. O que é, de facto, correcto:
"eles trazer-te-ão..." ou "eles trar-te-ão..."?
A primeira hipótese já a ouvi várias vezes; a segunda resulta da aplicação das regras da pronominalização.
Obrigada.
Móbil e móbile
Qual é a palavra certa para designar o brinquedo de criança que se pendura no berço: "mobile", ou "móbil"?
A fêmea do elefante
Eu queria saber o que quer dizer a palavra aliá, uma vez que quando andei na primária foi esse o feminino de elefante que aprendi; estarei errado até agora?
Por favor expliquem-me...
O género e as variantes de síndrome
Costumo ouvir «o síndrome». Creio que a palavra é feminina: «a síndrome».
Existe também, no masculino, a variante «o sindroma», palavra grave?
Obrigada.
Hidrófoba ou hidrofóbica?
Cromatografia hidrófoba ou cromatografia hidrofóbica?
A etimologia de xícara e de chá
Quais a razões etimológicas de xícara com x e chá com ch. Seria para diferenciar do líder iraniano Xá?
Grato.
Ainda a palavra fénix
Foi dito a um dos consulentes do Ciberdúvidas que a palavra fênix tem cinco letras (indiscutível) e cinco fonemas. Pela análise que fizeram, deram-me a entender que consideram haver seis fonemas, que representaram assim: f-e-n-i-k-s. Entretanto, seguindo a pronúncia correta, pelo menos aquela registrada no Aurélio (que nunca ouvi no Brasil), fênix tem o x pronunciado "s", o que mudaria a contagem: f-e-n-i-s. Cinco letras e cinco fonemas, portanto.
Obrigado por este maravilhoso espaço de discussão.
Sobre o verbo queixar-se
Na frase «O aluno queixou-se do professor ao diretor», temos dois objetos indiretos («do professor» e «ao diretor»)? É correto?
Obrigado por esclarecer-me.
A colocação do advérbio lá depois de não, ainda e já
Pode-se dizer «ainda não lá fui» em vez de «ainda não fui lá»?
