Segundo os dicionários consultados, grelhar significa, em culinária, «assar ou torrar sobre grelha e a fogo lento» (Dicionário da Porto Editora) e «assar ou tostar na grelha» ou «assar na chapa» (Dicionário Eletrônico Houaiss). Já assar quer dizer «cozinhar em seco ou com pouco molho, directamente sobre o fogo ou em forno; tostar» (Dicionário da Porto Editora) e «preparar o alimento ao calor do fogo ou do forno; tostar(-se), crestar(-se)» (Dicionário Eletrônico Houaiss). Portanto, grelhar é uma das formas de assar os alimentos (há outras), como se depreende dos significados, na área da culinária, das palavras grelhar e assar.
Quanto à correcção da expressão «sardinhas assadas», quando estas são cozinhadas em cima de uma grelha, é certo que praticamente todos os outros peixes, nesta situação, são chamados de «grelhados«. Contudo, o uso generalizado de «sardinhas assadas», para referir não o modo de cozinhar mas o prato, é tão corrente em Portugal, que marginaliza a expressão «sardinhas grelhadas», apesar de esta estar mais de acordo com a realidade culinária. Além disso, se «sardinhas grelhadas» são uma forma de «sardinhas assadas», então é possível usar genericamente «sardinhas assadas» incluindo na referência desta expressão a designação «sardinhas grelhadas».
Pode-se, pois, considerar correcto dizer «sardinhas assadas», uma vez que se designa um prato culinário e não a maneira de cozinhar.