A colocação do advérbio lá depois de não, ainda e já - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
A colocação do advérbio depois de não, ainda e

Pode-se dizer «ainda não lá fui» em vez de «ainda não fui lá»?

Sandra Sousa Évora, Portugal 3K

A colocação mais corrente do advérbio é depois do verbo – neste caso, ir: «Ainda não fui lá.» Contudo, por uma questão de realce, é também possível antepor não só ao verbo mas também ao advérbio de negação não: «Ainda lá não fui.»

Observe-se, contudo, que pôr entre o verbo e não leva a frase a ficar estranha, se não mesmo agramatical (= frase gramatical; */? = frase agramatical ou com fortes restrições de aceitabilidade):

1 – «Ainda lá não fui.»

2 – */? «Ainda não lá fui.»

Pelos exemplos, infere-se que o advérbio locativo tem de figurar entre os advérbios ainda e não (frase 1), sem grande possibilidade de aparecer entre não e o verbo (frase 2).

Repare-se que frases com estrutura semelhante serão válidas, se o verbo for modificado por ainda («ainda fui lá»/«ainda lá fui») ou por («já fui lá»/«já lá fui»). Mas, se na frase ocorrer apenas não, o advérbio só depois do verbo é colocável:

3 – «Não fui lá.»

4 – * «Não lá fui.»

Esta incompatibilidade de não e em sequência, como acontece nos exemplos 2 e 4, é objeto de análise mais aprofundada pelos linguistas João Costa e Ana Maria Martins, no artigo “Scrambling de média distância com advérbios locativos no português contemporâneo” (in Actas do XXIV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, ed. by A. Fiéis and M. A. Coutinho. Lisboa, Associação Portuguesa de Linguística, 232).

 

Carlos Rocha
Tema: Uso e norma Classe de Palavras: advérbio
Áreas Linguísticas: Sintaxe Campos Linguísticos: Deixis; Ordem dos constituintes