«Já há muito tempo que não te via/vejo»
Encontrei frases seguintes e não entendi muito bem a diferença em relação ao uso de tempos verbais diferentes:
a) «Já há muito tempo que não te vi.»
b) «Já há muito tempo que não te via.»
c) «Já há muito tempo que não te vejo.»
Futsal vs. futebol de salão
As expressões futsal e futebol de salão designam a mesma realidade desportiva?
Sempre achei que sim, mas hoje em conversa com amigos um deles mencionou que não se tratava do mesmo desporto.
Obrigada.
Transmitido não genético
Não me recordo de uma palavra e já tentei pesquisar sem sucesso. Será que alguém me pode ajudar? A palavra quer indicar a passagem de pais para filhos que não seja algo genético. Por exemplo, o medo de aranhas pode passar de pais para filhos, mas não é hereditário que se diz, porque não é genético, como por exemplo a cor dos olhos, que é hereditário, visto ser genético. Alguém me sabe dizer qual a palavra que explica o que digo?
Obrigado!
A origem da expressão «Uma coisa é uma coisa…»
Qual a origem da expressão «uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa»? Obrigado.
Responsivo, responsividade
A pergunta é: as palavras responsivo/responsividade podem ser utilizadas para indicar uma alteração no estado de consciência. Do inglês «this patient is not responsive».
Carta a um secretário de Estado
Gostaria de escrever uma carta para uma Secretaria de Estado. Como devo endereçar a carta e como devo me dirigir a esta autoridade?
Autentificação ou autenticação?
Parabéns pelo vosso “site”.
A minha dúvida é: diz-se autenticação ou autentificação?
Contracção da preposição de...
Peço o favor de tirarem-me esta dúvida a respeito da contração da preposição de com os artigos o, a, os, as: Por exemplo: Por que não se pode fazer a contração da preposição de com o artigo a nesta frase: «Está na hora da criança dormir.» Por favor, envie outros exemplos para que eu possa entender melhor. Obrigada.
O significado e o uso de conterrâneo
A mãe de um amigo meu de infância me disse que eu não posso chamar três amigas pessoais minhas daqui de Vitória (Espírito Santo) de conterrâneas, já que não somos naturais da mesma cidade, ou, por extensão, do mesmo estado (eu próprio sou natural de Brasília, a primeira e a terceira são naturais de Timóteo [Minas Gerais] e a segunda é natural do Rio de Janeiro [cidade]).
Acontece que o dicionário explica que conterrâneo(a) é quem é da mesma terra do que o (a) outro (a), mas ele não diz que tem que ser da mesma terra NATAL (ou seja, terra DE NASCIMENTO...)!
Além disso, nós quatro somos muito mais capixabas do que brasilienses (em meu caso, que me mudei para Vitória em 1992), mineiras (nos casos da primeira e da terceira, que se mudaram para cá em 2000) ou cariocas (no caso da segunda, que se mudou para cá em 1990), haja posto que já estamos por aqui há tempos!
Capixaba é o natural ou residente do Espírito Santo (estado)... não é verdade?
A mãe de meu amigo de infância está correta ou não com isso tudo e por que no caso?
Obrigado.
Puzzle = quebra-cabeças
Em português deve escrever-se "puzzle", ou "puzle"?
